Após confronto, clima é de aparente tranquilidade na reserva indígena de Serrinha, no Norte do RS

Após confronto, clima é de aparente tranquilidade na reserva indígena de Serrinha, no Norte do RS

Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas

Agostinho Piovesan

Durante o confronto de sábado, quatro veículos foram incendiados

publicidade

É de aparente tranquilidade a situação que envolve os índios caingangues da Reserva da Serrinha, em Ronda Alta, após o confronto ocorrido no sábado, quando grupos indígenas rivais se enfrentaram, deixando pelo menos duas pessoas mortas. O cacique Marciano Inácio disse na manhã desta segunda-feira, ao Correio do Povo, que a situação está mais calma. “O clima está mais tranquilo e se um grupo das oito famílias que foram expulsas da reserva não tivessem retornado, com certeza não teria havido o confronto”, observa.

Inácio lembra que no sábado, ao se dirigir à cidade de Ronda Alta sua caminhonete foi alvejada a tiros na ERS 324, nas proximidades da cidade de Engenho Velho. Ele e mais três indígenas que estavam no veículo não ficaram feridos.

Ao saberem do ataque, um grupo de defensores do cacique se dirigiram ao local e entraram em confronto com a ala dissidente. O saldo foi de duas pessoas mortas e várias feridas. Nenhuma autoridade confirma o número de pessoas alvejadas. No local onde ocorreu o ataque quatro veículos foram queimados.

As famílias expulsas da reserva alegam que o cacique não distribui de forma justa o lucro obtido com as atividades agrícolas que ocorrem na área. Marciano Inácio disse nesta manhã que essa alegação é infundada. “Recebe dividendos as famílias que trabalham”, ponderou.

No final de semana a Polícia Federal, juntamente com a Polícia Civil e a Brigada Militar, esteve em Ronda Alta na ERS 324, proximidades da entrada para o Engenho Velho, onde houve o tiroteio e as mortes. Os policiais realizaram uma perícia no local e os corpos foram recolhidos para serem encaminhados ao IML.

A informação inicial repassada para a polícia era de que quatro pessoas haviam sido mortas durante o confronto, porém os policiais encontraram dois corpos. A polícia ouviu o depoimento de algumas pessoas. A Reserva de Serrinha possui uma área de 12 mil hectares e está localizada nos municípios de Ronda Alta, Constantina e Três Palmeiras.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895