Após demissões, Hospital Universitário de Canoas terá reforço do quadro na área assistencial

Após demissões, Hospital Universitário de Canoas terá reforço do quadro na área assistencial

Enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outras funções devem fazer parte da seleção anunciada pelo diretor técnico Cristiano de Leon

Eduardo Souza / Rádio Guaíba

publicidade

O novo diretor técnico do Hospital Universitário de Canoas (HU), Cristiano De Leon, confirmou nesta sexta-feira no programa Agora, da Rádio Guaíba, que após as 20 demissões ocorridas no início desta semana, haverá um lançamento de edital para reforço do quadro na área assistencial da instituição. Enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outras funções devem fazer parte da seleção anunciada pelo gestor.

Conforme De Leon, os desligamentos fazem parte do processo de reestruturação financeira da instituição, que conta com 1600 funcionários, no total. Assim que foi reconduzido ao poder, o prefeito Nedy de Vargas Marques solicitou uma auditoria no hospital, que passa por uma crise financeira. A dívida gira em torno de R$ 36 milhões, somente no último semestre.

Referência para mais de 150 municípios do Estado, o Hospital Universitário de Canoas está sob intervenção municipal. Uma licitação está em andamento para que uma nova entidade assuma sua administração. Conforme De Leon, três empresas se credenciaram no processo, sendo duas de fora do RS.

De Leon diz que, devido ao histórico ruim de outras firmas que geriram a instituição, o poder municipal adota cautela com relação a escolha do próximo administrador. “Muitas vezes empresas desconhecidas não tem know-how para gerenciar um hospital com mais de 500 leitos de alta complexidade, que atende mais de 150 municípios e isso tudo acaba fragilizando a instituição. Como é um hospital excelente, as pessoas que vêm aqui se apaixonam pelo hospital mas ele acaba tendo essas nuances nessa parte de gestão”, declarou.

Ainda segundo o diretor De Leon, apesar da política de redução administrativa, demissões pontuais podem ocorrer ainda no setor. Mas para os próximos dias ele anunciou um reforço do quadro na área assistencial do HU. “Na semana que vem estamos abrindo o edital para chamamento de força de trabalho técnica-assistencial para atender a população. Então as demissões não são de médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem, nem pessoal de nutrição. As demissões foram por esses seis meses foram na parte administrativa, que isso fique bem claro para a população”, relatou.

O diretor Cristiano De Leon ainda acrescentou que a instituição atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dependendo de recursos oriundos dos governos municipal, federal e estadual.

No dia 9 de outubro de 2023, o prefeito afastado de Canoas, Jairo Jorge, havia anunciado um plano emergencial com 10 medidas para recuperação do Hospital Universitário, que presta atendimento nas áreas de Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Intensiva, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Traumatologia e Ortopedia, Cirurgia Vascular, Patologia, entre outras.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895