Após filmar falsa aplicação, homem é vacinado contra Covid-19 em NH

Após filmar falsa aplicação, homem é vacinado contra Covid-19 em NH

Morador gravou a imunização e conseguiu verificar que líquido não saiu da seringa durante o procedimento

Stephany Sander

publicidade

Um fato inesperado ocorreu durante a vacinação contra a Covid-19, na manhã desta sexta-feira, em Novo Hamburgo. Um morador do município filmou uma falsa aplicação de vacina no sistema drive-thru, nos pavilhões da Fenac. O homem, que prefere não se identificar, gravou a ação com o objetivo de mostrar a familiares e amigos, mas ao assistir o vídeo, ainda no local da vacinação, constatou que o líquido não havia saído da seringa durante o procedimento. Ele então retornou e pediu que o erro fosse corrigido. 

"Decidi publicar o vídeo para que sirva de alerta. Para que as pessoas tenham atenção no momento da imunização para receber de fato a vacina. Se eu não tivesse filmado, não saberia", lamentou o morador. Ele chegou a ficar internado por 40 dias, sendo oito deles entubado, quando infectado por Covid-19.

Em nota, a prefeitura de Novo Hamburgo afirmou que ocorreu um fato isolado e que a vacina inicial, mesmo sem ser aplicada, foi descartada. O morador foi devidamente vacinado e liberado. 

O incidente envolveu estudantes do Curso Técnico em Enfermagem, cuja instituição não foi informada, que estão em estágio supervisionado no drive. Todos os estagiários e supervisores da instituição foram removidos da atividade, e o município está registrando ocorrência policial relativa ao fato. 

Com mais de 140 mil doses já aplicadas, a Secretaria Municipal de Saúde reafirmou sua determinação pela lisura na vacinação. O protocolo de imunização implantado em Novo Hamburgo exige que o usuário acompanhe o processo de vacinação, desde a aspiração do imunizante até o descarte da seringa.

‼A Secretaria Municipal de Saúde comunica intercorrência durante o drive-thru de vacinação na manhã desta sexta-feira....

Publicado por Prefeitura de Novo Hamburgo em Sexta-feira, 2 de julho de 2021

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895