Após granizo, municípios do Rio Grande do Sul decretam situação de emergência

Após granizo, municípios do Rio Grande do Sul decretam situação de emergência

Milhares de casas tiveram danos em telhados e foi preciso realizar a distribuição de lonas

Correio do Povo

publicidade

Vera Cruz, uma das cidades mais atingidas pelo granizo que atingiu o Vale do Rio Pardo na manhã desta quarta-feira, decretou situação de emergência. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Gilson Becker. 

A medida deve ser seguida pela prefeitura de Sobradinho, também muito afetada pelos estragos causados em decorrência do chuva de pedras. O documento está sendo elaborado pelo governo municipal e será enviado à Defesa Civil Estadual. 

Nesta quarta-feira, pelo menos 11 municípios registraram destelhamentos, inundações e alagamentos e receberam apoio da Defesa Civil Estadual. Conforme o órgão, além da atuação das coordenadorias regionais, foi montado um posto de comando em Sobradinho, junto com instituições como Corpo de Bombeiros e Brigada Militar. 

Além de auxiliar nas ações aos afetados, também ajudam na organização das documentações para solicitação de decretos de emergência e pedidos de recursos públicos.

Pelo menos duas mil casas do município de Sobradinho foram atingidas por queda de granizo na madrugada. De acordo com o prefeito Armando Mayerhofer, a chuva de granizo ocorreu por volta das 4h e durou cinco minutos, tempo suficiente para danificar telhados das casas. Mesmo sem vento forte, Mayerhofer explica que a intensidade da tempestade formou pedras grandes de granizo. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895