Após negociação, Sindimetrô RS decide suspender greve no sábado

Após negociação, Sindimetrô RS decide suspender greve no sábado

Categoria negocia com a Trensurb, no TRT-4, reposição salarial

Kyane Sutelo

Metroviários negociam reposição salarial em mediação no TRT-4.

publicidade

O Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul (Sindimetrô RS) decidiu, por maioria, suspender a paralisação prevista para o sábado, primeiro dia da Expointer. A data havia sido escolhida justamente em função da atenção atraída à pauta em razão do evento.

Em assembleia geral extraordinária, no início da tarde desta sexta-feira, a categoria aprovou a nova proposta de reposição salarial feita pela Trensurb. "Na Assembleia, com bastante representatividade, com mais de 200 metroviários, foi aceita a proposta da empresa de um reajuste de 3.45%", disse o presidente do Sindimetrô RS, Luís Henrique Chagas.

Na reunião de mediação realizada nesta manhã no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), a empresa ainda ofereceu aumento do auxílio-alimentação para R$ 1.355,83 e integração da cesta-básica no valor da décima terceira parcela do auxílio. A categoria reclamava defasagem no valor do benefício desde 2018, chegando a 38%.

A proposta contou com cláusula garantindo a vigência da próxima norma coletiva por um período de dois anos, com pagamento integral do índice de reposição salarial do período 2024/2025. Foi ofertado ainda o compromisso da inclusão na pauta de reivindicação da possibilidade de negociar a diferença do índice inflacionário de 2023/2024, de 0,38%.

"Serão renovadas todas as cláusulas sociais e os acordos de escalas, que são muito importantes para os trabalhadores, e a garantia de reposição inflacionária para 1º de maio de 2024. Há uma comissão estudando as perdas que ficaram dos últimos seis anos para serem recompostas no ano que vem”, afirmou Chagas.

Uma nova reunião está marcada para segunda-feira, no TRT-4, e, conforme o presidente do Sindimetrô RS, será "apenas para acertar detalhes".


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895