Após tarde de calorão, Porto Alegre registra queda de granizo

Após tarde de calorão, Porto Alegre registra queda de granizo

Começo da noite foi de fortes pancadas de chuva na Capital

Corrreio do Povo

publicidade

O tempo virou em Porto Alegre nesta quarta-feira. Depois de uma das tardes mais quentes do ano, conforme a MetSul, a Capital registrou queda de granizo, especialmente na zona Sul. 

Com a chuva, a temperatura na capital teve um declínio acentuado e refrescou. Termômetros indicavam 31ºC no Aeroporto Salgado Filho às 17h, mas às 19h a temperatura no aeroporto localizado na zona Norte da cidade era de 23ºC.

Ainda, segundo a MetSul, a instabilidade foi resultado do avanço de uma frente fria que encontrou a atmosfera muito aquecida e formou nuvens carregadas em sua dianteira. A temperatura máxima oficial desta quarta-feira em Porto Alegre foi de 34,3ºC numa tarde de muito calor.

Ventos acima de 95 km por hora causam estragos em Bagé

Ventos que chegaram a 95,5 quilômetros por hora causaram danos na área central de Bagé, região da campanha gaúcha,na tarde de quarta-feira. Segundo informações do site Bagé 24 horas, há vários pontos sem energia elétrica e internet, quedas de postes e de árvores. Até o momento, sabe-se apenas um caso de destelhamento de uma casa. Também choveu no município, mas a precipitação foi de baixo volume. 

Foto:Bagé 24h/divulgação

Parte do Rio Grande do Sul teve nesta quarta-feira o dia mais quente em meses. Municípios da Grande Porto Alegre, dos vales e da Serra anotaram as maiores máximas desde o outono com marcas perto ou acima dos 35ºC em algumas localidades em tarde muito quente, horas antes da chegada de uma frente fria.

Conforme a Metsul, parte do Rio Grande do Sul teve nesta quarta-feira o dia mais quente em meses. Porto Alegre teve a temperatura máxima desde o verão. A temperatura máxima oficial desta quarta-feira em Porto Alegre foi de 34,3ºC, a  mais quente da Capital desde 7 de março, no verão, quando a máxima oficial foi de 35,2ºC.

Municípios da Grande Porto Alegre, dos vales e da Serra anotaram as maiores máximas desde o outono com marcas perto ou acima dos 35ºC em algumas localidades em tarde muito quente, horas antes da chegada de uma frente fria. Justamente a aproximação da frente foi responsável pelo calor, o primeiro da primavera em muitas cidades gaúchas. Como é comum horas antes do ingresso de um sistema frontal frio, correntes de vento passam a atuar do quadrante Norte, trazendo ar mais quente e uma forte elevação da temperatura.

Na Grande Porto Alegre, a tarde também foi muito quente. Em Parobé, a máxima chegou a 36,8ºC. Os termômetros indicaram ainda 35,3ºC em Campo Bom, a máxima mais alta desde 27 de abril, quando fez 35,9ºC. São Leopoldo anotou 35,1ºC. Em Gravataí, a máxima da tarde atingiu 34,5ºC.  Na estação de baixa de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, a máxima hoje de 35,0ºC foi a mais elevada desde 27 de abril, dia em que fez 35,3ºC.

As maiores máximas nesta quarta se deram nos vales e no Noroeste gaúcho, onde diversas anotaram máximas ou perto ou acima de 35ºC durante a tarde. No caso do Noroeste do Rio Grande do Sul, os termômetros indicaram na tarde de hoje máximas de 35,8ºC em Santa Rosa, 35,6ºC em Porto Xavier, 34,4ºC em Porto Vera Cruz e 33,3ºC em São Luiz Gonzaga.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895