capa

Apaixonado por estrada, casal busca apoio para ir aos Estados Unidos sobre três rodas

Dupla busca apoio financeiro em troca de publicidade em redes sociais da viagem a ser feita por terra

Por
Fernanda Bassôa

publicidade

Jair Barcelos Ferreira, 53 anos, aposentado e a artesã Izabel Cristina Ferreira, 50 anos, casados, moradores de Esteio, apaixonados por moto e por pegar a estrada para conhecer novos lugares, devem realizar em outubro uma sonhada viagem. Há 12 anos o casal idealiza percorrer mais de 16 mil quilômetros de moto até Los Angeles, na Califórnia, e trafegar pela lendária Rota 66, estrada americana que cruza cerca 200 cidades e oito Estados norte-americanos.

Jair, que teve uma das pernas amputadas devido a um acidente de trânsito em 2008 e hoje usa prótese, junto com a esposa, pretende viajar em um triciclo, que reboca um mini-trailer. E é também dessa forma que a dupla corre contra o tempo. Através da campanha Tamo Indo – Sonho Americano, a dupla pretende angariar recursos e parceiros a fim de concretizar o desejo de conhecer os Estados Unidos, com saída prevista para 12 de outubro. A meta é juntar R$ 40 mil ou 16 mil dólares. Eles já têm 20% do valor total.

“A ideia é fazer a viagem por terra. Isso é um sonho de infância. Desde guri sou apaixonado por moto. Essa nossa história também é de superação porque o acidente quase fez o sonho de dissipar, mas foi a Cris que me abriu os olhos e fez renascer essa vontade. Fez eu reagir perante a vida. Acreditar que era possível.” O casal pretende fazer de 300 a 350 km por dia e a previsão é chegar nos EUA no final de fevereiro, quando termina o inverno. Jair explica que só de combustível serão gastos 3,5 mil litros de gasolina (ida e volta) ao cálculo de R$ 5 o litro e a viajem deve durar de 8 a 10 meses.

“A intenção é viajarmos durante o dia e descansar à noite. Temos um reboque (mini-trailer) que comporta dois colchões de solteiro e uma minicozinha com fogãozinho de duas bocas e um frigobar. Tudo que a gente precisa está ali naquele espaço. A proposta é estacionarmos em postos de gasolina e campings para pernoitar, tomar banho e fazer a higiene pessoal. Não temos pressa.”, disse Cris, que também levará os artesanatos produzidos em casa para comercializar durante a viagem. 

Eles explicam que toda a colaboração é bem-vinda. Em troca, eles oferecem as laterais do trailer como forma de divulgação da marca. “O marketing do nosso patrocinador, apoiador ou parceiro ficará disponível até outubro de 2020. Além disso, também fazemos a divulgação no nosso canal do YouTube, Facebook e Instagram”, destaca a motoqueira. Ela reforça que esse é um projeto ousado. “Somos pioneiros nessa ideia. Somos o primeiro casal a fazer esse trajeto por terra e de triciclo. Escolhemos essa data, 12 de outubro, porque é o dia de Nossa Senhora Aparecida, protetora do Motociclista.”

Interessados em colaborar com a viagem por meio de doação em dinheiro, equipamentos ou vale gasolina podem entrar em contato pelos telefones 9.96780821 ou 9.95808917. Ainda pode fazer contato pelo e-mail jairecris.rs@gmail.com e tem a vakinha eletrônica Sonho Americano.