Apesar das chuvas, nível dos rios na Fronteira Oeste ainda é baixo

Apesar das chuvas, nível dos rios na Fronteira Oeste ainda é baixo

Dos locais onde houve medição apenas um há aumento no nível, os demais permanecem estacionados ou em baixa

Fred Marcovici

Situação ainda é crítica neste ponto do Rio Ibicuí

publicidade

As chuvas dos últimos dias, registradas em pontos localizados e isolados da Fronteira Oeste, pouco contribuíram para a recuperação do nível dos rios da região.

Conforme a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais CPRM, nesta terça-feira o rio Uruguai, em Uruguaiana, media 1,39m, estacionário, após uma moderada recuperação. Ainda assim mantem-se pelo menos 1,5m abaixo da média usual.

No município de Itaqui a medição não passa de meio metro, também estacionário. Já em São Borja a última aferição anotava 1,34m – ainda estacionário.  Na cabeceira, em Garruchos, o manancial mede apenas 10cm e está baixando. Porto Lucena 0,49cm, baixando. Alto Uruguai 0,66cm também descendo e Itapiranga 0,73cm estacionário.

O rio Ibicuí, em Rosário do Sul, apontava 0,52cm estacionário; Manoel Viana 1,21m, crescendo. Alegrete 0,81cm estacionário e Mariano Pinto 0,41cm estacionário. O nível dos mananciais influi diretamente nas lavouras irrigadas com água bombeada dos rios e que asseguram o mínimo de condições às culturas da região. 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895