Aplicativo permite que pais acompanhem rotina escolar dos filhos em Sapucaia
capa

Aplicativo permite que pais acompanhem rotina escolar dos filhos em Sapucaia

Toda a rede escolar do município deverá contar com o sistema até o final do ano

Por
Fernanda Bassôa

publicidade

Pais de 243 estudantes da Escola Municipal João de Barro, em Sapucaia do Sul, já conseguem acompanhar, em tempo real, a presença dos filhos na sala de aula, bem como o desempenho escolar, atitudes, notas, datas e cronograma de trabalhos e provas. Isso é possível através do aplicativo Nina, que a Prefeitura de Sapucaia do Sul implantou na rede de educação, criando o Projeto Presença.

Além da escola João de Barro, outras 16, das 28 instituições de ensino do município, estão em processo de implantação da nova ferramenta. A expectativa da prefeitura é que durante outubro o projeto seja implantado em outras nove escolas, e em novembro, nas oito restantes. Até o final de 2019, toda a rede escolar deverá contar com o sistema que propõe aproximar as famílias das escolas, melhorar os índices de presença e reduzir a evasão escolar. Sapucaia do Sul é a primeira cidade do Estado a adotar a esta tecnologia.

O prefeito Dr. Luis Rogério Link salienta que é uma importante inovação. “Com esta iniciativa damos adeus aos bilhetes de papel, que muitas vezes nem chegam nas casas. Além disso, é uma ferramenta que permite aos pais acompanharem, de forma dinâmica e em tempo real, a rotina escolar do seu filho, seu desempenho e sua frequência. A educação é uma das nossas principais prioridades, e acreditamos que esta ferramenta vai contribuir para o sucesso escolar dos nossos estudantes”.

Hoje, Sapucaia do Sul conta com 1,7% de evasão escolar, índice considerado baixo pelo Executivo, se comparado com outros municípios. Para quem não tem smartphone, as notificações serão feitas via SMS ou por e-mail. A empresa Metaway e a responsável pelo desenvolvimento e ajustes do aplicativo.