Apoio contínuo dos EUA às comunidades afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul

Apoio contínuo dos EUA às comunidades afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul

O apoio total do governo dos EUA ao Rio Grande do Sul ultrapassa um milhão de reais

Correio do Povo

publicidade

Os Estados Unidos continuam a fornecer apoio humanitário crucial às comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Por meio do Escritório de Assistência Humanitária da USAID, os EUA destinarão, por meio da ONG ADRA, um adicional de 260 mil reais para a compra e distribuição de cobertores, roupas de cama e água e saneamento e higiene. Com isso, o apoio total do governo dos EUA ao Rio Grande do Sul ultrapassa um milhão de reais.

Além disso, nos dias 16 e 17 de maio, a aeronave oficial da Embaixada dos EUA desempenhou um papel crucial em uma missão humanitária de dois dias ao estado, transportando 500 kg de doações coletadas por seus 500 funcionários brasileiros e norte-americanos. Posteriormente, a aeronave colaborou com as operações de distribuição em curso da Força Aérea Brasileira, transportando mais de 2 mil kg de suprimentos essenciais em nove voos da Base Aérea de Santa Maria para as comunidades de Pelotas e Caxias do Sul.

A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA (FEMA), responsável por lidar com desastres decorrentes de eventos meteorológicos e geológicos, e a Agência de Levantamento Geológico dos EUA (USGS), responsável por estudar os riscos naturais que ameaçam a vida, compartilharam conhecimentos e melhores práticas com as autoridades locais para apoiar os esforços de mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres.

Além do apoio oficial do governo dos EUA, dezenas de empresas norte-americanas que atuam no Brasil mobilizaram voluntários, arrecadaram fundos e disponibilizaram equipamentos e serviços essenciais em apoio aos esforços locais.

Os funcionários brasileiros e norte-americanos do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre mantêm sua colaboração em apoio ao estado e, ao mesmo tempo, prestam serviços de emergência aos norte-americanos na região. Os serviços de visto no consulado permanecerão suspensos até, pelo menos, 7 de junho de 2024.

“Por meio dessas iniciativas, destacamos o compromisso de todos os setores da sociedade norte-americana em solidariedade com nossos parceiros em momentos de necessidade”, disse a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley. “As ações coordenadas entre o governo dos EUA, ONGs locais e empresas do setor privado, demonstram uma determinação coletiva para aliviar o sofrimento e reconstruir as comunidades afetadas pelos desastres naturais no Rio Grande do Sul. O apoio dos EUA aos nossos amigos gaúchos continuará.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895