Apresentadas as novidades do South Summit Brazil 2024 em Pelotas

Apresentadas as novidades do South Summit Brazil 2024 em Pelotas

O evento ocorreu no Pelotas Parque Tecnológico e foi o primeiro Meetup Regional. O próximo está marcado para sexta-feira, em Caxias do Sul

Angélica Silveira

Eduardo Lorea apresentou as novidades do evento que ocorre em março em Porto Alegre

publicidade

Aproximar o South Summit Brasil do interior do Estado foi um dos objetivos do Meetup Regional do evento que ocorreu na tarde desta quarta-feira, no Pelotas Parque Tecnológico. Conforme a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stulp, ele ocorre na capital, em uma dimensão de um evento global. “A ideia de descentralização, para estarmos em um preparatório do South Summit, no sentido de envolver as pessoas para que elas também se sintam pertencentes ao processo de construção”, justifica.

Ela abordou durante o evento em Pelotas as iniciativas da pasta como o Rotas de Inovação, o Inova RS e os preparativos para o South Summit Brazil que ocorre em março deste ano. Mais de 100 pessoas se inscreveram no evento, que foi o primeiro regional. O próximo deve ocorrer nesta sexta-feira, em Caxias do Sul.

Simone lembra que desde a primeira de edição do South Summit Brazil já se pensava em estar nas diferentes regiões para poder plantar a semente da inovação. “Pelotas e Caxias do Sul foram escolhidas para este ano para trazer um pouco para cada região, que podemos cada vez mais desenvolver”, opina. Para ela o evento segue em Porto Alegre, pelo tamanho e dimensão, mas uma ideia é que cada vez mais é possível envolver o sistema de inovação. “Costumamos dizer que é um evento construído pelo e para o ecossistema e a ideia de ir para as regiões tem muito a ver com isso”, completa.

O diretor do South Summit Brazil, Eduardo Lorea apresentou as novidades para a edição deste ano. Ele começou sua exposição contando a história do evento que nasceu em Madri, na Espanha e passadas 10 edições chegou ao Brasil, mais precisamente a Porto Alegre. “O South Summit é um evento que por natureza feito para conectar o mundo”, destaca. A participação de duas mil startups, mais de sete mil empresas estão entre as novidades. O evento será novamente no Cais Mauá , de 20 a 22 de março, e neste ano terá quatro pavilhões ao invés de três. Serão 38 mil m2 de área útil e sete palcos, estão entre as novidades anunciadas.

O concurso das startups teve mais de 2 mil inscrições e tem as 50 finalistas do evento. “É muita tecnologia nova. Elas vão se apresentar no palco”, enfatiza Lorea. A Secretária contou como será o palco do governo no South Summit e falou sobre as Rotas de Inovação. “Ela surgiu da necessidade de estarmos nas oito regiões que o Estado foi dividido. Precisamos estar nos lugares para sentir a energia, oportunidades”, afirmou. O Rotas da Inovação percorreu em 2023 mais de 5,5 mil quilômetros. Representantes de mais de 70 cidades estiveram presentes.

A Secretária Extraórdinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos apresentou as ações afirmativas sobre inclusão e diversidade que ocorrerão no evento. “Hoje é muito da ideia de conectar com a comunidade local, mostrando que o South Sumitt é muito mais que os três dias de evento. As ações sociais que uma forma de conectar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, de populações memorizadas com informação e tecnologia”, relata. Ela conta que terá 12 ações que serão realizadas no evento em Porto Alegre.

Ocorreu também um painel sobre ecossistema de inovação na região om os embaixadores do South Sumitt, Arthur Gibbon e Vinícius Farias. Para fechar a programação ocorreu um painel temático sobre saúde e biotecnologia.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895