Aprovada a criação de centro para jovens e adultos com autismo em Porto Alegre

Aprovada a criação de centro para jovens e adultos com autismo em Porto Alegre

Centro oferecerá tratamento especializado em jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de 12 anos de idade

Correio do Povo

Município já conta com um centro para atender crianças autistas

publicidade

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou o projeto de lei que cria o Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista para Jovens e Adultos no município. A proposição é de autoria do vereador Cláudio Janta (Solidariedade).

O projeto prevê que o centro ofertará atendimento médico especializado aos jovens acima de 12 anos e adultos usuários do SUS no município diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O local deverá ofertar atendimento médico especializado por meio de avaliações realizadas com o usuário do sistema de saúde e os seus familiares; e disponibilizar recursos e serviços de acessibilidade para atendimento a necessidades de saúde específicas de jovens e adultos com TEA.

"Este projeto nasce de uma necessidade da cidade de Porto Alegre e dos familiares invisíveis dos autistas perante a sociedade e seus problemas. Muitas vezes, pessoas adultas com TEA ficam a mercê do abandono social devido a situações que a vida lhes impõe, seja por vulnerabilidade social ou até mesmo pela morte de familiares, quando esses não têm a quem recorrer e são forçosamente levados à situação de desamparo", explica o autor.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895