Aprovada redução de tarifa da iluminação pública para moradores de Esteio a partir de 2024

Aprovada redução de tarifa da iluminação pública para moradores de Esteio a partir de 2024

A medida é viável em razão da substituição de 100% das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED, que consomem até 50% menos energia

Fernanda Bassôa

As lâmpadas de LED têm uma durabilidade até seis vezes maior do que as lâmpadas convencionais

publicidade

Em sessão extraordinária, a última de 2023, realizada na terça-feira, os vereadores de Esteio aprovaram uma importante pauta que vai mexer de forma positiva no bolso do consumidor. Em votação, aprovada de forma unânime, foi autorizado pelo Legislativo a redução da alíquota de contribuição de custeio da iluminação pública para os moradores da cidade, possibilitando uma economia direta ao contribuinte junto à fatura mensal de energia elétrica. De acordo com os parlamentares, a medida foi possível em razão da substituição de 100% das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED, que consomem até 50% menos energia. O vereador Fernando Luz afirma que a lei aprovada vai reduzir em 20% a contribuição do custeio aos esteienses. “Vamos começar 2024 pagando menos tarifa de luz. Menos impostos e mais eficiência.”

De acordo com o presidente do Legislativo, Cristiano Coutinho, o principal benefício da legislação além da economia direta aos contribuintes, a medida também soluciona problemas relacionados à substituição de lâmpadas queimadas, uma vez que as lâmpadas de LED têm uma durabilidade até seis vezes maior do que as lâmpadas convencionais. Marli Gênova da Silveira recebeu a notícia com bastante contentamento, tendo em vista que é menos uma tarifa que vai onerar o bolso do contribuinte. “Já pagamos tantos impostos o ano todo, que uma notícia destas, em época de Natal, sempre nos traz alegria. É um dinheiro a mais que sobra e que podemos investir em outras necessidades, especialmente junto à família.” A nova legislação foi sancionada pelo prefeito Leonardo Pascoal na tarde desta quarta-feira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895