Aprovado projeto que oferece apoio psicológico e social às vítimas das inundações em Canoas
A medida tem como objetivo prestar suporte emocional e assistência social às pessoas afetadas pelas recentes enchentes

publicidade
A Câmara de Vereadores de Canoas aprovou o projeto de lei que cria o Programa de Apoio Psicológico e Social para Vítimas de Inundações no município. Proposto pelo vereador Leandrinho (PRD), o projeto tem como objetivo prestar suporte emocional e assistência social às pessoas afetadas pelas recentes enchentes que devastaram diversos bairros da cidade.
As chuvas torrenciais que atingiram Canoas em maio deste ano causaram uma calamidade pública, afetando gravemente bairros como Niterói, Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia, Mathias Velho e São Luís. Diante desse cenário, o projeto de lei aprovado busca fornecer apoio psicológico para ajudar as vítimas a superarem o trauma emocional.
“A proposta deste projeto vai muito além da reconstrução física. Estamos falando de cuidar das pessoas, da sua saúde mental e de sua recuperação emocional. O trauma causado por uma tragédia dessa magnitude deixa marcas profundas, e é papel do poder público oferecer todo o apoio necessário”, afirmou Leandrinho.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o programa contará com a parceria de instituições da sociedade civil, universidades e profissionais da saúde mental e assistência social. As principais ações incluem atendimento psicológico individual e em grupo, encaminhamento para tratamentos especializados em casos mais graves, apoio social para acesso a benefícios e realização de atividades terapêuticas e comunitárias.
O projeto também prevê a possibilidade de parcerias com instituições de ensino superior para a oferta de estágios supervisionados e programas de extensão, ampliando o alcance do atendimento psicológico e social às vítimas. Além disso, os profissionais da rede pública de saúde e assistência social serão capacitados para identificar e atender adequadamente as necessidades psicossociais dessas pessoas.