Assinada ordem de início da dragagem do Porto de Rio Grande
Obra deverá durar até 10 meses e terá um custo de aproximadamente R$ 300 milhões
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O ministro dos Transportes, Valter Casimiro, o superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco, o prefeito de Rio Grande Alexandre Lindenmeyer e outras autoridades assinaram o documento. A obra deverá durar até 10 meses e terá um custo de aproximadamente R$ 300 milhões. Paralelamente a quantidade de sedimentos no fundo do canal, a espera por solução só aumentou.
Em 2015, o governo federal anunciou a nova dragagem, mas problemas ambientais atrasaram o trabalho. Com a dragagem, o porto poderá receber navios maiores com até 365 metros. O ideal é que o calado tenha 14 metros de profundidade, atualmente ele tem 12,8 metros, o que faz com que as operações sejam realizadas, mas com o risco de encalhe. A primeira solução será dar segurança aos navios com 12,8 metros de profundidade. Posteriormente deverá ser realizado um novo processo para homologar um calado de 14 metros.
Para o ministro, o dia foi de comemoração, mas também de cobrar do consórcio celeridade. “Queremos que o contrato seja cumprido e se tenha o mais rápido possível a possibilidade de vir comemorar com todos os beneficiários do trabalho. Inicialmente tivemos autorização para fazer a dragagem parcial, dava 20% do total da obra, que estava sendo considerada de manutenção. A primeira vez que recebemos esta informação foi me relatado pela equipe questões burocráticas”, lembrou.
Ele falou ainda sobre a importância da dragagem do Porto. “Manter o calado sem precisar da maré para que os navios possam entrar e sair do porto é muito importante para o tempo de atracação de embarcação. Quem trabalha no porto sabe o quanto isto custa”, opinou.
O ministro lembro que com muito esforço foi possível demonstrar ao órgão ambiental como seria feita a dragagem. “Terá benefício incalculável aos produtores do Brasil que usam o porto de Rio Grande para entrar e sair de seus produtos, melhora a competitividade do país, diminui o custo brasil para aumentar a competitividade. Precisamos melhorar infraestrutura”, disse.
Ainda durante a solenidade ele recebeu do superintendente o brasão do Porto do Rio Grande. “Trabalhamos com muitas pessoas para que pudéssemos renovar nossa licença de funcionamento, que está renovada. Quero destacar o agradecimento da superintendência não é somente o ato de assinatura da obra de dragagem que é fundamental. A obra de modernização do cais, com investimento de mais de R$ 100 milhões que modernizou 1125 metros do cais fez com que fosse modernizada nos padrões internacionais. Trouxe oportunidades de atração de novos produtos, novas cargas”, enumerou o superintendente.
Para Branco, a obra alça o Porto ao padrão internacional. “Os benefícios são para estrutura pública e para todos que atuam no local que prioriza o princípio do desenvolvimento sustentável. É motivo de orgulho ato de assinatura das obras de início de dragagem que tem significado para o país, pois um porto como o nosso tem que ser permanentemente dragado”, observou. O contrato foi iniciado desde 2014 foi um desafio atender todas as exigências do órgão ambiental. “É importante uma obra que traz desenvolvimento, mas está preocupada com o meio ambiente”, finaliza.