Assinada ordem de início da dragagem do Porto de Rio Grande

Assinada ordem de início da dragagem do Porto de Rio Grande

Obra deverá durar até 10 meses e terá um custo de aproximadamente R$ 300 milhões

Angélica Silveira

Assinada ordem de início da dragagem do Porto de Rio Grande

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Foi assinada na manhã desta quinta-feira a ordem de serviço para o início da dragagem do Porto de Rio Grande. A obra que deverá ter início na próxima semana irá retirar do calado 16 milhões de metros cúbicos de sedimento do canal de navegação, melhorando com isto as condições para os navios que entram e saem do local.

O ministro dos Transportes, Valter Casimiro, o superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco, o prefeito de Rio Grande Alexandre Lindenmeyer e outras autoridades assinaram o documento. A obra deverá durar até 10 meses e terá um custo de aproximadamente R$ 300 milhões. Paralelamente a quantidade de sedimentos no fundo do canal, a espera por solução só aumentou.

Em 2015, o governo federal anunciou a nova dragagem, mas problemas ambientais atrasaram o trabalho. Com a dragagem, o porto poderá receber navios maiores com até 365 metros. O ideal é que o calado tenha 14 metros de profundidade, atualmente ele tem 12,8 metros, o que faz com que as operações sejam realizadas, mas com o risco de encalhe. A primeira solução será dar segurança aos navios com 12,8 metros de profundidade. Posteriormente deverá ser realizado um novo processo para homologar um calado de 14 metros.

Para o ministro, o dia foi de comemoração, mas também de cobrar do consórcio celeridade. “Queremos que o contrato seja cumprido e se tenha o mais rápido possível a possibilidade de vir comemorar com todos os beneficiários do trabalho. Inicialmente tivemos autorização para fazer a dragagem parcial, dava 20% do total da obra, que estava sendo considerada de manutenção. A primeira vez que recebemos esta informação foi me relatado pela equipe questões burocráticas”, lembrou.

Ele falou ainda sobre a importância da dragagem do Porto. “Manter o calado sem precisar da maré para que os navios possam entrar e sair do porto é muito importante para o tempo de atracação de embarcação. Quem trabalha no porto sabe o quanto isto custa”, opinou.

O ministro lembro que com muito esforço foi possível demonstrar ao órgão ambiental como seria feita a dragagem. “Terá benefício incalculável aos produtores do Brasil que usam o porto de Rio Grande para entrar e sair de seus produtos, melhora a competitividade do país, diminui o custo brasil para aumentar a competitividade. Precisamos melhorar infraestrutura”, disse.

Ainda durante a solenidade ele recebeu do superintendente o brasão do Porto do Rio Grande. “Trabalhamos com muitas pessoas para que pudéssemos renovar nossa licença de funcionamento, que está renovada. Quero destacar o agradecimento da superintendência não é somente o ato de assinatura da obra de dragagem que é fundamental. A obra de modernização do cais, com investimento de mais de R$ 100 milhões que modernizou 1125 metros do cais fez com que fosse modernizada nos padrões internacionais. Trouxe oportunidades de atração de novos produtos, novas cargas”, enumerou o superintendente.

Para Branco, a obra alça o Porto ao padrão internacional. “Os benefícios são para estrutura pública e para todos que atuam no local que prioriza o princípio do desenvolvimento sustentável. É motivo de orgulho ato de assinatura das obras de início de dragagem que tem significado para o país, pois um porto como o nosso tem que ser permanentemente dragado”, observou. O contrato foi iniciado desde 2014 foi um desafio atender todas as exigências do órgão ambiental. “É importante uma obra que traz desenvolvimento, mas está preocupada com o meio ambiente”, finaliza.


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