Associação de Municípios da Zona Sul constrói plano de ação contra Covid-19

Associação de Municípios da Zona Sul constrói plano de ação contra Covid-19

Região de Pelotas recebeu Alerta do Gabinete de Crise em decorrência da piora de indicadores da pandemia

Angélica Silveira

publicidade

A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) enviou ao governo do Estado um plano de ação para ser aplicado nos 22 municípios da região para combater o avanço da Covid-19. Na última quarta-feira, a região de Pelotas (R21) recebeu do Gabinete de Crise um ofício referente à formalização de emissão e recomendação de Alerta. Isto ocorreu em função de três indicadores: da baixa adesão, principalmente de idosos, à dose de reforço da vacina contra o coronavírus; o aumento na contaminação; e na ocupação de leitos em função da doença.

Após reunião realizada por videoconferência, nesta sexta-feira, foi decidida a adoção de medidas como o levantamento e rastreamento dos pacientes agravados, buscando idade, doses de vacina recebidas, se possui comorbidades, localidade de origem e todas as demais informações necessárias para a construção de um perfil dos casos atuais. As Vigilâncias Sanitárias Municipais foram acionadas para isolar efetivamente os positivados.

O plano também prevê a realização de busca ativa, tanto para as doses de vacinas como para rastreamento dos contactantes, visando a realização de exames para a detecção de possível contaminação. As fiscalizações municipais devem ser reforçadas para coibir o relaxamento das medidas de prevenção. Também deverá ser fortalecida a conduta preventiva dentro das comunidades para incentivar as pessoas a procurarem atendimento de saúde no período dos primeiros sintomas gripais.

Os prefeitos da região querem despertar o sentimento de consciência social nas pessoas para não ter que retroceder no que diz respeito às flexibilizações de protocolos. Eles devem promover reuniões com grupos de donos de restaurantes e empresários do setor de entretenimento para motivar o pedido de apresentação da carteira de vacinação entre os clientes.

Os municípios devem realizar uma campanha para incentivar a procura das pessoas pelas doses de vacina, com a efetiva conclusão do sistema vacinal. As equipes dos municípios já estão mobilizadas para colocar em prática o plano de ação proposto.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895