Associação de Municípios do Alto Uruguai aprova aquisição de Touca Inglesa

Associação de Municípios do Alto Uruguai aprova aquisição de Touca Inglesa

Equipamento evita a queda de cabelo de mulheres que estão realizando quimioterapia

Agostinho Piovesan

publicidade

A Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), anunciou que, por iniciativa do Colegiado de Primeiras Damas, aprovou a aquisição de uma “Touca Inglesa” para evitar a queda de cabelo de mulheres que estão realizando quimioterapia.

Segundo o presidente da AMAU e prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, o equipamento atende até dois pacientes por vez e é de grande importância, pois a perda de cabelo pode ser um dos momentos mais sensíveis e difíceis para pacientes com câncer. “Além de afetar a autoestima, pode levar à desistência do tratamento”, observa.

O equipamento, a um custo de aproximadamente R$ 200 mil, será adquirido com recursos dos municípios, que aprovaram o aporte de capital, em parceira com o Sicredi, e será entregue à Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, que o disponibilizará para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Será um presente a toda a comunidade regional do Colegiado de Primeiras-Damas da AMAU e Sicredi em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama”, destaca Soligo.

A touca, conectada a uma unidade de refrigeração, é colocada na cabeça do paciente cerca de 30 minutos antes e mantida em torno de uma hora e meia após a infusão das drogas, dependendo do protocolo adotado. O sistema resfria o couro cabeludo a uma temperatura em torno de 20°C. Com isso, diminui o fluxo sanguíneo nos folículos capilares e reduz a absorção dos fármacos na região.

A AMAU informou, ainda, que outra deliberação dos prefeitos foi a criação de um grupo de trabalho, proposta pelo presidente da entidade visando a implantação de uma Central de Transporte de Pacientes para Porto Alegre. O grupo, que está formado pelo vice-presidente da AMAU e prefeito de Viadutos, Claiton dos Santos, pelos prefeitos de Ponte Preta e Quatro Irmãos, Josiel Fernando Griseli e Giovan Poganski, e pelos executivos da AMAU, Dino Tomazelli e Suélen Brum, fará um estudo da viabilidade do projeto e apresentará proposta na próxima reunião da AMAU, no mês de outubro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895