Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo atualiza plano regional de gestão compartilhada

Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo atualiza plano regional de gestão compartilhada

Atualmente, a região está classificada com bandeira vermelha pelo Modelo de Distanciamento Controlado do Estado

Otto Tesche

Novos protocolos que substituem os definidos na primeira versão do documento foram debatidos por vioconferência nesta quarta-feira

publicidade

Os prefeitos e representantes das prefeituras que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) debateram nesta quarta-feira, em videoconferência, a atualização do plano regional de gestão compartilhada do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado para a pandemia do novo coronavírus. Elaborado em 24 de agosto, o modelo de cogestão foi atualizado pela última vez em 23 de setembro. O presidente da Amvarp e prefeito de Candelária, Paulo Butzge, informou que desde esta data houve a necessidade de rever as regras, pois houve mudanças ao longo de cada semana e algumas atividades não estavam contempladas.

Atualmente, a região 28, da qual faz parte o Vale do Rio Pardo, está em bandeira vermelha, podendo adotar protocolos da classificação laranja no modelo de cogestão. O médico infectologista Marcelo Carneiro explicou que a condição de segunda melhor nota média alcançada na última avaliação do Estado pela região 28 nos indicadores é algo a ser considerado para a adaptação dos protocolos. “Se olharmos as últimas três semanas, melhorarmos a média do Estado, e essa melhora na nossa condição de atendimento nos coloca novamente em um caminho de queda na expansão da doença”, afirmou.

O prefeito de Pantano Grande e presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Cássio Nunes Soares, destacou que a atuação dos municípios, com orientação técnica, contribui para melhorar os índices da região. A videoconferência também serviu para definir que, em caso de nova confirmação de bandeira vermelha para a região 28 na próxima sexta-feira, o modelo de cogestão seguirá com a adoção dos protocolos de bandeira laranja, assim como se a região retornar à bandeira laranja, onde passará a usar as normas da classificação amarela. Em caso de bandeira preta, no entanto, uma nova reunião do comitê técnico irá ocorrer para analisar a situação.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895