Associação envia Plano de Ações da região da Serra ao governo do RS

Associação envia Plano de Ações da região da Serra ao governo do RS

Documento contém mudanças nos protocolos de saúde

Celso Sgorla

publicidade

A região da Serra enviou, na tarde desta quinta-feira, ao Governo do Estado o Plano de Ação Regional, elaborado pelo Comitê Técnico da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). O documento contém mudanças nos protocolos de saúde para a região.

A partir de agora, os municípios que compõem a Amesne e a região Covid-19 deverão fazer a publicação dos seus decretos respeitando os regramentos mínimos da região. As medidas entram em vigor a partir das publicações oficiais. Os municípios têm a autonomia, se assim desejarem, de adotar medidas ainda mais restritivas.

Entre as medidas adotadas está a mudança no horário de funcionamento dos bares e restaurantes. Será permitida entrada até as 22h e saída às 23h59 min, e com ocupação máxima de 60% das mesas ou similares e apenas clientes sentados e em grupos de até oito pessoas. Também terá proibição de aglomeração em supermercados com controle de acesso, restrição da permanência em praças e locais públicos das 21h30min às 7h, atendimento das lojas de conveniência nos postos de combustíveis somente até 22h.

Ainda será limitado o número de usuários nos ônibus urbanos para até 60% da capacidade e feita uma campanha no transporte público pela Vigilância Sanitária, que fiscalizará a disponibilidade de álcool nas entradas e saídas dos veículos e de máscara para quem estiver sem. Eventos ou shows, com mais de 70 pessoas, poderão ser realizados somente com autorização do município sede e com entrega obrigatória pelos organizadores do termo de responsabilidade sanitária.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895