Atendimentos oncológicos de Campo Bom aumentam cinco vezes com troca de hospital referência

Atendimentos oncológicos de Campo Bom aumentam cinco vezes com troca de hospital referência

Em um mês, consultas agendadas saltaram de dez para 57

Fernanda Bassôa

publicidade

A troca de referência dos atendimentos oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) para Taquara já traz bons resultados para Campo Bom. A mudança resultou em 57 agendamentos de consultas para pacientes da cidade no intervalo de um mês. Antes, no Hospital Regina, de Novo Hamburgo, o município tinha direito a apenas dez atendimentos por mês. Anunciada pelo Ministério Público em dezembro, o novo formato teve seu primeiro atendimento no dia 14 do mesmo mês.

A última das consultas já agendadas está marcada para o dia 13 de janeiro de 2022. Para o prefeito Luciano Orsi, os números comprovam o êxito da mudança. “O esforço da administração municipal para que houvesse a troca de referência sempre foi no sentido de beneficiar a população e agora pacientes que há meses aguardavam atendimento iniciam seus tratamentos”, afirma.

O secretário de Saúde João Paulo Berkembrock observa que a oferta de atendimentos era insustentável. “A fila aumentava e a oferta se mantinha estagnada, mas os pacientes com câncer não podem esperar", destaca.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895