Aterro Sanitário de São Leopoldo tem as atividades suspensas

Aterro Sanitário de São Leopoldo tem as atividades suspensas

Interrupção acontece a partir de recomendação do Ministério Público do Trabalho

Stephany Sander

publicidade

A Prefeitura de São Leopoldo suspendeu os serviços, por tempo indeterminado, no Aterro Sanitário Municipal. A ação ocorre após a administração municipal ser notificada pela 3ª Vara do Trabalho de São Leopoldo, a partir de recomendação do Ministério Público do Trabalho, que aponta a necessidade de adequações no espaço onde ocorrem os serviços de triagem de resíduos sólidos pela cooperativa Cooperesíduos.

De acordo com Marcos Viana, um dos 70 catadores que trabalham no local, todos estão apreensivos. "Queremos melhores condições de serviços, mas precisamos trabalhar. Ficar de braços cruzados nos prejudica", afirmou. Em caso de descumprimento, a Prefeitura de São Leopoldo será multada em R$ 10 mil por trabalhador cooperado a cada verificação de descumprimento da sentença. O Executivo afirma que Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos e representantes da Procuradoria-Geral do Município, estiveram reunidos com os trabalhadores com o objetivo de buscar, em conjunto, soluções viáveis a curto e médio prazo, a fim de resolver o impasse existente.

Ainda conforme o Executivo, está sendo proposta a criação de um Grupo de Trabalho (GT), que reúna as partes envolvidas, para elaborar um Plano de Ação que atenda as exigências judiciais impostas pelo Ministério Público do Trabalho e 3ª Vara do Trabalho, a fim de tentar reverter a situação. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895