Atestado de vacina para alunos da rede municipal de São Borja passa a ser lei

Atestado de vacina para alunos da rede municipal de São Borja passa a ser lei

A partir de 2020, para frequentar rede de ensino, estudantes deverão apresentar documento atualizado

Fred Marcovici

Medida de saúde vale para todos os níveis de ensino da rede municipal de São Borja

publicidade

A partir do próximo ano letivo (2020), para frequentar as escolas da rede municipal de educação de São Borja, o aluno deverá apresentar, obrigatoriamente, o atestado de vacina atualizado. A orientação partiu das secretarias municipais de Saúde e de Educação, formalizada em decreto do prefeito Eduardo Bonotto. A iniciativa segue recomendação técnica da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde.

Na área de cobertura da 12ª Coordenadoria de Saúde, São Borja é o primeiro município a determinar o cumprimento da norma estabelecida. A coordenadora da Central de Vacinas, Carem Vidal, explica que um dos motivos para a adoção da medida é o ressurgimento, no país, de doenças que já eram dadas como erradicadas, a exemplo do sarampo.

A coordenadora ressalta que o atestado tem de ser apresentado tanto para matrícula como rematrícula e em todos níveis do ensino municipal (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos). Ao todo, serão, pelo menos, cinco mil estudantes com cobertura vacinal.

O Atestado de Vacina pode ser fornecido tanto pela Central de Vacinas como pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), onde as vacinas são aplicadas e também existe o controle. No caso de dúvida ou de alguma dose em atraso, a unidade de saúde faz a conferência e atualização, fornecendo o atestado posteriormente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895