Ato contra a suspensão do piso salarial da enfermagem acontece neste sábado em São Leopoldo

Ato contra a suspensão do piso salarial da enfermagem acontece neste sábado em São Leopoldo

Trabalhadores do Vale do Sinos, Região Metropolitana, Vale do Caí e Vale do Paranhana estarão reunidos no acesso do viaduto da BR 116

Fernanda Bassôa

publicidade

Está marcado para este sábado, a partir das 10h, no Marco Zero, em São Leopoldo, um grande ato dos profissionais da enfermagem pelo cumprimento do piso salarial da categoria, aprovado pelo Congresso Nacional, mas suspenso no último domingo, por meio de uma liminar.

A suspensão, provisória por 60 dias, foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Trabalhadores do Vale do Sinos, Região Metropolitana, Vale do Caí, Vale do Paranhana, sindicalizados ou não, que aguardavam pelo pagamento dos novos proventos já no quinto dia útil de setembro, estarão reunidos no acesso do viaduto da BR 116 reivindicando pelo cumprimento de seus direitos e pela valorização dos cargos de trabalho. A nova legislação prevê piso salarial de R$ 4.750 para os enfermeiros; 70% desse valor aos técnicos de enfermagem; e 50% aos auxiliares de enfermagem e parteiras.

O presidente do Sindisaúde Vale do Sinos, Andrei Rex, diz que a intenção da mobilização é fazer com que se cumpra a lei. “Não aceitaremos calados a patronal judicializar uma conquista histórica. Foram décadas de batalha. O piso salarial garante a valorização desta categoria que sempre atendeu toda população. Estes profissionais são os heróis na pandemia. Eles trabalham com a vida e muitos deles pagaram com ela. Fazer com que se cumpra a lei é uma questão de vontade política e de gestão. É extremamente fundamental valorizar estes profissionais". 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895