Atrações musicais marcam comemorações dos 45 anos do Brique da Redenção

Atrações musicais marcam comemorações dos 45 anos do Brique da Redenção

Palco de manifestações culturais e políticas, feira a céu aberto funciona desde 1978

Felipe Samuel

publicidade

Criado em 1978, o Brique da Redenção deu início neste domingo às comemorações dos 45 anos de sua fundação. Palco de manifestações culturais e políticas, o espaço localizado no canteiro central na extensão da avenida José Bonifácio, no Farroupilha, reúne 290 bancas. Apresentações musicais e homenagens marcaram a celebração de mais de quatro décadas de atividades do Brique. Um concerto Campestre, com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, sob a regência do maestro Telmo Jaconi, abriu a série de atrações musicais e empolgou o público.

A presidente da Comissão Deliberativa do Brique da Redenção Antiquários, Renita Stieler, afirma que a feira a céu aberto — inspirada no modelo do Mercado de Pulgas, em Montevidéu, e na Feira de San Telmo, em Buenos Aires — é o reduto mais democrático de Porto Alegre. “Aqui cabem todas as manifestações, todos anseios e todas as representatividades. E chegarmos ativos aos 45 anos é o maior motivo que temos para comemorar”, destaca. Conforme Renita, as comemorações se estendem até o próximo domingo, quando haverá participação de carros antigos.

“O grupo vai se concentrar no Shopping Total, de onde partirá em desfile pela cidade, chegando ao Brique da Redenção. São carros de 1929 que vão entrar desfilando com crianças e familiares. E vão permanecer em exposição para o público interagir, fotografar, visualizar e matar a saudade”, completa. Para Renita, a descontração é uma das marcas do Brique da Redenção. “A pessoa não tem hora para chegar e não tem hora para sair. As atividades são sempre gratuitas, e o pessoal é bem recebido. Isso é motivo de orgulho”, avalia.

No Brique da Redenção, o maior segmento de expositores na feira é o de artesanato, com 180 bancas, seguido de 66 de antiguidades, 26 de artes plásticas e seis de espaços gastronômicos. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e a Comissão Deliberativa do Brique da Redenção organizam 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895