Audiência pública na Câmara debate transporte coletivo em Porto Alegre

Audiência pública na Câmara debate transporte coletivo em Porto Alegre

Ônibus elétricos, ar-condicionado vida útil dos veículos foram assuntos abordados

Correio do Povo

Prefeitura prevê desde 2022 até o final deste ano, 419 novos ônibus, sendo 12 elétricos

publicidade

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana participou de audiência pública, na Câmara Municipal, para debater o projeto lei do Executivo 46/23 que adequa a legislação para a inclusão dos ônibus elétricos, novas tecnologias e normas gerais sobre a vida útil da frota de ônibus em Porto Alegre.

A proposta prevê que todos os veículos ingressem na frota com ar-condicionado e que o serviço do transporte seja efetuado por carros cadastrados no Sistema de Transporte Público Coletivo do Município de Porto Alegre, que observem os critérios de vida útil, os quais serão regulamentados por decreto municipal. “Nossa intenção com o projeto é diminuir a vida útil, processo que já vem acontecendo com a recente renovação da frota. Além das novas tecnologias, que também podem ingressar na frota e ter uma vida útil maior do que os ônibus a diesel”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Na audiência, o secretário apresentou os resultados do programa Mais Transporte. De 2022 até o final deste ano, serão 407 ônibus novos na frota, todos com ar-condicionado e acessibilidade, além do ingresso de 12 ônibus elétricos. Ele reforçou que a prefeitura busca, junto ao novo PAC do governo federal, 500 ônibus com a tecnologia euro 6, além de 100 ônibus elétricos. Caso este pedido for atendido, somando a renovação já feita com o pedido junto ao governo federal, Porto Alegre terá quase que a totalidade da frota


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895