Autoridades se mobilizam contra o aumento dos pedágios em Pelotas

Autoridades se mobilizam contra o aumento dos pedágios em Pelotas

Com o aumento, veículos de passeio que pagavam R$ 12,30 passaram a pagar R$ 15,20

Angélica Silveira

publicidade

Autoridades da região sul do Estado se mobilizam contra o aumento de 23,5% no valor dos pedágios do Polo Pelotas. A medida passou a valer nesta quinta-feira. A Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) promoveu uma reunião online onde o assunto foi debatido entre os prefeitos. “A Azonasul é totalmente contrária ao aumento concedido pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Se existe um gargalo limitador no desenvolvimento da região são as cinco praças de pedágio. Este aumento é lesivo ao agronegócio, ao comércio e a todos os setores produtivos da região”, relata o presidente da entidade e prefeito do Cerrito, Douglas Silveira. 

Com o aumento, veículos de passeio que pagavam R$ 12,30 passaram a pagar R$ 15,20. “O transporte de carga é majoritariamente rodoviário. Uma carreta que antes pagava R$ 74 passou a pagar R$ 91 em cada pedágio. Estamos consultando a equipe jurídica da Azonasul para ver se é possível entrar contra o aumento ou contestar o contrato da Ecosul que é lesivo para a população”, opina. 

Uma nova reunião, desta vez presencial, deve ocorrer em Pelotas até o próximo dia 20 para debater o tema. “Queremos contar com a presença dos prefeitos, de outras autoridades, de lideranças do setor produtivo e de representantes da superintendência do Porto para ouvi-los e juntos encontrarmos uma solução para este problema”, observa. Durante a tarde, políticos dos municípios de Pelotas e Rio Grande protestaram em frente a Praça de Pedágio do Capão Seco. O deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) entrou com uma ação judicial de medida cautelar no Tribunal de Contas da União (TCU) para suspender o aumento. 

“Assim como fiz em 2020 e 2021 a ideia é barrar o reajuste da tarifa que já é a mais cara do Estado. Todos nós pagamos o preço do retrocesso pelas altas tarifas do pedágio”, relata. A decisão segue no TCU esperando a designação do relator para análise.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895