Autorizada construção da sede do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual em Gravataí

Autorizada construção da sede do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual em Gravataí

Obra tem previsão de entrega de cinco meses

Fernanda Bassôa

publicidade

O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, assinou na quinta-feira (13) a ordem de início para a construção da nova sede do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual. A obra, que tem previsão de entrega de cinco meses, será executada com recurso financiado pelo município e construída ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na parada 74. “Essa obra é de fundamental importância para a cidade e para a garantia de direitos, especialmente, das crianças e dos adolescentes, que aparecem em primeiro lugar nas estatísticas de violência”, disse o prefeito. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, era sabido da necessidade de haver uma readequação do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual. “O governo reconhece a importância de melhor estruturarmos e qualificarmos o Centro, para que esse serviço funcione, da melhor maneira possível, em um local adequado.” 

 O secretário lembrou que Gravataí, recentemente, foi destaque no ranking do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que serve como parâmetro para o financiamento das ações na área da Atenção Básica, a partir de sete indicadores estabelecidos. Entre as dez maiores cidades do Rio Grande do Sul, o município obteve o melhor Índice Sintético Final (ISF). “Melhorar a estrutura do Centro era uma reivindicação antiga dos conselheiros tutelares. Essa obra vai justamente ao encontro disso, onde vamos promover uma qualificação aos servidores e às pessoas que precisam. Percebemos um aumento no número de casos de violência sexual. Então, existe o problema e temos que combatê-lo”, salientou o vice-prefeito Dr. Levi Melo. 

A equipe do serviço às vítimas de violência sexual é composta por diversos profissionais, sendo um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um farmacêutico. Além disso, dois psicólogos, um assistente social e um assistente administrativo compõem a equipe do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895