Autorizada reforma e ampliação da Margarida Pardelhas, em Cruz Alta

Autorizada reforma e ampliação da Margarida Pardelhas, em Cruz Alta

Atualmente a escola opera em um prédio alugado recebendo 790 estudantes, após a reforma chegará a atender até 1,2 mil alunos

Correio do Povo

Aguardada a mais de uma década obra deverá ser finalizada no próximo ano

publicidade

Aguardada há mais de uma década, as obras na Escola Estadual de Ensino Básico Margarida Pardelhas deverão começar na semana que vem em Cruz Alta. O início dos trabalhos foi autorizado pela Secretaria de Obras Públicas (SOP), e a empresa tem cinco dias para iniciar a mobilização, com a instalação de canteiro e das primeiras atividades. O investimento, por meio do Programa Lição de Casa — coordenado pelas secretarias de Obras Públicas e da Educação —, é de mais de R$ 18,6 milhões.

A obra reflete o novo momento do Estado que pode voltar a fazer investimentos, depois de organizar as contas públicas. “A educação ganha com essa obra que entregará uma escola acolhedora e moderna, capaz de formar cidadãos para o futuro. Qualificar a educação é um compromisso do Governo do Estado, que, após um longo período, está com as contas em dia e pode qualificar o atendimento em áreas tão importantes como a educação, investindo na melhoria da rede estadual”, afirma a secretária de Obras Públicas em exercício, Zilá Breitenbach. “O início dos trabalhos vai ser uma alegria imensa para a comunidade escolar. Ela merece, esperou muito”, destaca a diretora da escola, Viviane dos Reis Knachaka. “Em nome da escola eu digo: só por esse início, a emoção já é grande”, comemora a diretora.

A recuperação da estrutura atual e a construção de um novo prédio serão executados pela empresa Valdeci Stiler & Cia. Ltda., e a fiscalização ficará a cargo da 9ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Cruz Alta. Os trabalhos têm duração prevista de 540 dias. Serão mais de 8 mil metros quadrados de intervenções, 1,6 mil metros quadrados só da nova construção.

Atualmente a escola funciona em um prédio alugado e atende 790 alunos. Com a reforma e ampliação, garante a diretora, será possível atender a 2,4 mil estudantes. "Com uma infraestrutura que irá garantir uma educação fortalecida pela qualidade. Já somos destaque nos índices das avaliações externas”, complementa Viviane, que afirma haver muita procura por vagas na instituição.

Quando as obras estiverem prontas, os alunos, professores e funcionários retornarão à Avenida Venâncio Aires, 768, Bairro Centro. A Margarida Pardelhas foi considerada a maior escola de educação básica do município, chegando a atender a 1,2 mil alunos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895