Autorizado tombamento da Casa dos Baptista como patrimônio histórico de Cachoeirinha

Autorizado tombamento da Casa dos Baptista como patrimônio histórico de Cachoeirinha

Imóvel está localizado no interior do Mato do Júlio

Fernanda Bassôa

A Casa dos Baptista é o único imóvel do período colonial e imperial existente na cidade

publicidade

A Casa dos Baptista, patrimônio histórico mais importante do município de Cachoeirinha, foi tombada como patrimônio histórico. O imóvel, que fica no interior do Mato do Júlio, é a sede da antiga Fazenda da Cachoeira, pertencente ao Comendador João Baptista Soares da Silveira e Souza (1801-1870) e seus herdeiros. Foi a fazenda que deu origem ao município. A Casa dos Baptista é o único imóvel do período colonial e imperial existente na cidade, sendo a construção mais antiga da cidade. O tombamento da propriedade representa o final de um longo processo judicial de defesa do patrimônio histórico, iniciado em 1997.

Ao decretar o tombamento do imóvel, o prefeito em exercício, Maurício Medeiros, também determinou uma área de 6,3 hectares, na qual deve ser preservada a ambientação original, resguardando assim a paisagem histórica e o sítio arqueológico nele existente. Uma vez concluída a medição da área de entorno, se procederão os registros públicos do tombamento, permitindo assim que sejam executadas ações de contenção aos danos na propriedade e sua eventual restauração.

Conforme a secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sueme Pompeo de Mattos, “o tombamento da Casa dos Baptista é um dos acontecimentos culturais mais importantes da história de Cachoeirinha, que marcará definitivamente a relação da cidade com o patrimônio histórico, associada à constituição de uma memória coletiva. Considerando que é por meio da memória que nos orientamos para compreender o passado da nossa história.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895