Avança instalação dos novos abrigos de ônibus em Porto Alegre; e atos de vandalismo também

Avança instalação dos novos abrigos de ônibus em Porto Alegre; e atos de vandalismo também

Terminal da Borges de Medeiros é o próximo a receber estruturas

Correio do Povo

Novos equipamentos beneficiam 14 milhões de passageiros, de acordo com o município

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre iniciou a substituição e instalação de novos abrigos em pontos de parada de ônibus no terminal da avenida Borges de Medeiros, próximo à estação Mercado do Trensurb. O local vai atender as duas linhas elétricas do projeto-piloto de eletromobilidade, entre outras, como as com destino à PUC e Campus Agronomia.

De acordo com a secretaria de Mobilidade Urbana do município, a ação integra o programa Mais Transporte, que prevê a produção, a instalação e a manutenção de 1,5 mil abrigos de ônibus nos próximos cinco anos. Para isto foi firmado contrato de concessão com a empresa Eletromidia, pelo prazo de 20 anos.

“Teremos abrigos novos e a gradual eletrificação da frota de ônibus. Queremos tornar a cidade mais moderna e sustentável, sobretudo nos locais de embarque e desembarque”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

As paradas com maior movimentação de linhas vêm recebendo painéis de próxima chegada, que informam em tempo real o deslocamento dos ônibus. Hoje, são 22 deles à disposição dos passageiros. Além disso, 70 paradas possuem painéis fotovoltaicos, que geram energia para a iluminação noturna, e 105 abrigos oferecem acesso wi-fi à internet 5G. Em contrapartida para instalação e manutenção dos abrigos, a concessionária tem direito de explorar publicidade nos painéis.

“Vivemos um momento de transformação. Estamos felizes em contribuir para que Porto Alegre esteja entre as capitais do país que lideram esse movimento”, conta Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.

O terminal Borges de Medeiros receberá quatro novos módulos de abrigo. Até fevereiro de 2024, foram instalados 502 pontos, e 56 já bairros contam com a nova estrutura, de acordo com o município. O mobiliário, que será implantado na calçada e no canteiro central, prevê piso podotátil, assentos, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, três tomadas USB, proteção para vento e chuva e informações das linhas.

Novos abrigos de ônibus são alvos de vandalismo

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Eletromidia, empresa que detém a concessão da instalação responsável 16 mil ações de manutenção já foram realizadas nos 502 abrigos instalados desde o início do contrato. Neste levantamento estão incluídas vistorias, limpeza, pintura e conservação da estrutura.

Porém, chama atenção o expressivo número de intervenções motivadas por atos de vandalismo: foram mais de 1,6 mil ocorrências entre julho de 2022 e julho de 2023, o que representa média superior a quatro ataques por dia. As depredações vão da avaria a equipamentos, pichações e colagens de publicidade irregular.

Parada próxima ao Museu da PUC teve revestimento dos bancos arrancado | Foto: Ricardo Giusti

“Estamos comprometidos com a cidade e, por isso, nossa equipe tem uma rotina estabelecida para monitoramento dos abrigos, garantindo que a população possa desfrutar de todos os benefícios”, conta Thiago Ribeiro, diretor de Relações Governamentais no Rio Grande do Sul.

No momento, nenhuma campanha de conscientização para coibir a degradação das práticas está em execução na Capital, de acordo com o município. Em situações de vandalismo, a população pode e realizar denúncias e solicitar manutenção por meio do 156 da Prefeitura.

Bairros que receberam os novos abrigos de ônibus (entre julho de 2022 e julho de 2023):

Agronomia, Anchieta, Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Boa Vista, Bom Fim, Bom Jesus, Cascata, Cavalhada, Centro, Chácara das Pedras, Cidade Baixa, Cristal, Cristo Redentor, Farrapos, Farroupilha, Floresta, Glória, Higienópolis, Hípica, Independência, Ipanema, Jardim Botânico, Jardim do Salso, Jardim Europa, Jardim Floresta, Jardim Lindoia, Jardim São Pedro, Lomba do Pinheiro, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Morro Santana, Navegantes, Nonoai, Partenon, Passo da Areia, Pedra Redonda, Petrópolis, Praia de Belas, Restinga, Rio Branco, Rubem Berta, Santa Cecília, Santa Maria Goretti, Santana, Santo Antônio, São Geraldo, São João, São Sebastião, Sarandi, Três Figueiras, Tristeza, Vila Jardim e Vila Nova.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895