Avanço do Rio Jacuí deixa 42 pessoas desabrigadas em Eldorado do Sul

Avanço do Rio Jacuí deixa 42 pessoas desabrigadas em Eldorado do Sul

Ginásio do Loteamento voltou a servir de abrigo para a população do município, na região Metropolitana

Marcel Horowitz

publicidade

O aumento do nível da água do Rio Jacuí obrigou moradores, nesta sexta-feira, a se abrigarem no ginásio municipal, mais conhecido como 'Ginásio do Loteamento', na área central de Eldorado do Sul, na região Metropolitana. Conforme a Defesa Civil, 42 pessoas - todas moradoras do bairro Cidade Verde - estão alojadas no local. 

No bairro Picada, na divisa com a Ilha da Pintada, barcos são o único meio de locomoção em alguns trechos da Avenida Martinho Lutero. "A água já entrou na nossa casa. Perdemos muita coisa. Tivemos que erguer os móveis, mas na cozinha não deu tempo e perdemos tudo", relatou Diego Cosme Falcão, de 34 anos. Ele e a esposa foram obrigados carregar no colo o filho pequeno, Otávio, de apenas um ano e meio.  

"Fazia dois anos que não tinha [enchente]. Mas agora a coisa está feia", destacou Amanda Dos Santos Oliveira, de 31 anos, companheira de Diego. O casal relatou também que o filho mais velho, Igor, de 13 anos, está sem aulas há três semanas. O adolescente estuda na região das Ilhas, que nesta manhã, registrava 26 desabrigados, sendo 11 (quatro adultos e sete crianças) na Ilha Grande dos Marinheiros e outras 15 (sete adultos e oito crianças), na Ilha da Pintada. 

Jorge Cabral, morador da localidade e que também atua na Defesa Civil do município, destacou que equipes levam alimentos e medicações para pessoas ilhadas na região Sul da Avenida Martinho Poeta. "Não adianta querer fugir, temos que estar preparados. A água ainda está subindo e já passou a altura da cintura", afirmou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895