Azeite de oliva: Olifeira propõe fomentar o cultivo, produção, comércio em Guaíba

Azeite de oliva: Olifeira propõe fomentar o cultivo, produção, comércio em Guaíba

Evento começa nesta quinta e segue até o próximo domingo

Fernanda Bassôa

publicidade

A 2ª edição da Olifeira, que inicia nesta quinta-feira (19) e segue até o próximo domingo (22), no Largo José Claudio Machado, no Centro de Guaíba, vai reunir mais de 70 expositores, 30 deles produtores de azeite de oliva do Rio Grande do Sul, de diversos cantos do País e também do Uruguai. O evento tem como proposta central fomentar as potencialidades sobre o cultivo, produção, comercialização e uso do azeite e oliva e seus derivados, gerando desenvolvimento social, empresarial e cultural não só no Município, mas também para toda a região no entorno.

A feira marca o universo altamente promissor da oliva com suas incontáveis propriedades através de espaços gastronômicos, com degustações, painéis de discussão, concursos, apresentações e shows nacionais. Entre as apresentações mais aguardadas estão Serginho Moah, Claus e Vanessa, Tonho Crocco, Nalanda e Diogo Nogueira. 

Para o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, a expectativa para esta segunda edição da feira é muito positiva. “Nosso evento explora não apenas o plantio e a comercialização do azeite de oliva, mas também vislumbra a exposição dos equipamentos para a colheita, a importância da tecnologia no processo e de que forma influencia na qualidade do produto. Vamos ter oficinas com crianças demonstrando a importância do uso do azeite na culinária tradicional, venda de mudas e workshops.”

Na edição passada, segundo lembra Maranata, a Olifeira recebeu 60 mil visitantes. Para este ano a ideia é que este número se mantenha ou seja superado. “Vai ser uma festa linda. As ruas do Centro estarão fechadas e estão todas remodeladas. É um momento de muita alegria. Vai ter mercado solidário, exposição da economia popular, venda de artesanato e participação da agricultura familiar. É o encontro do varejo com a gastronomia e o turismo”, comenta ele.  

A Olifeira, uma feira com olhos voltados ao futuro do agronegócio, é a oportunidade de compartilhar informações entre setores e estabelecer planos e projetos futuros. O evento é uma realização da Prefeitura de Guaíba com apoio da Associação de Consumidores de azeite de oliva e derivados (Abrazeite). É considerada uma feira inovadora, feita por produtores, para os produtores, com foco no consumidor. Todas as atrações têm entrada franca e quem quiser pode doar um quilo de alimento não perecível. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895