Bagé inicia racionamento preventivo na próxima segunda-feira

Bagé inicia racionamento preventivo na próxima segunda-feira

Departamento de Água Arroios e Esgoto de Bagé justifica a medida devido as chuvas, que estão há três meses abaixo da média

Angélica Silveira

A barragem Sanga Rasa, maior reservatório de água da cidade está 4,30m abaixo do normal

publicidade

Bagé voltará a conviver com racionamento de água a partir do dia 8 deste mês. A medida de forma preventiva, foi anunciada na manhã desta segunda-feira pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb).

O racionamento será de seis horas diárias, das 23h às 5h, para toda a cidade, que terá o abastecimento interrompido no período. O Departamento repete a medida de cautela tomada em janeiro do ano passado, que garante que todos os bairros recebam água durante o dia, mantendo suas atividades rotineiras.

Segundo o DAEB, a estiagem se agravou na região e há três meses, o índice de chuvas em Bagé está abaixo da média. Em janeiro, foram registrados, na Estação de Tratamento de Água (ETA), 77,9 milímetros de precipitação. Em fevereiro, este número caiu para 41,4 milímetros. Já em março, foram observados 116,4 milímetros de chuva. O déficit hídrico, neste primeiro semestre, já alcança mais de 100 milímetros. A situação foi agravada com as ondas de calor intenso ocorridas nos últimos meses, com alguns dias chegando a temperaturas próximas aos 40 graus.

Diante deste cenário, as barragens já apresentam níveis preocupantes. A Sanga Rasa está 4,30 metros abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está 1,20 m negativos. Além disso, as previsões meteorológicas apontam a ocorrência do fenômeno La Niña no início do inverno, o que trás ainda mais risco de falta de chuva.

Além do racionamento preventivo, a autarquia também já está tomando outras medidas para amenizar a situação, como a colocação de um Booster (estação pressurizadora) para impulsionar a chegada da água ao bairro Ivo Ferronato, região considerada “ponta de rede”.

Além disso, será realizado, diariamente, o abastecimento no reservatório do bairro Floresta através de caminhão-pipa. A autarquia solicita que a população utilize a água de maneira consciente e sem desperdício para que não seja necessário aumentar o tempo do racionamento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895