Bagé terá mais dez leitos clínicos para Covid-19

Bagé terá mais dez leitos clínicos para Covid-19

Medida integra as novas ações da prefeitura visando conter a alta dos casos da doença

Angélica Silveira

publicidade

A Prefeitura de Bagé decidiu abrir dez novas vagas de leitos clínicos no Hospital Universitário (HU), que serão disponibilizadas nos próximos dias. A medida faz parte das ações do município no combate à Covid-19 estabelecidas em reunião com representantes da prefeitura, do Estado e das instituições de saúde da cidade.

A Santa Casa, que no auge da pandemia tinha 34 leitos na ala Covid, atualmente tem 20 vagas. Pelo boletim mais recente, 13 desses 20 leitos clínicos estão ocupados, assim como dois dos oito leitos de UTI exclusivos. Também ficaram definidos na reunião o reforço nas ações de Vigilância em Saúde, o cancelamento de festas promovidas pelo município, melhorias nos serviços da UPA e a continuidade da testagem em massa com a chegada de mais 15 mil testes. Foram registrados 52 novos casos na cidade e 694 pessoas estão em isolamento domiciliar.

O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Michelon Apoitia, destacou que a expectativa de aumento significativo no número de pessoas contaminadas, previsto para acontecer em meados de fevereiro, seguindo a tendência mundial, deve causar pressão no sistema de saúde do município, que, segundo ele, se prepara preventivamente. “Hoje, estamos com quatro equipes nas vacinações e testes, com todos os postos funcionando, a Unidade de Pronto Atendimento a pleno. São cerca de mil pessoas trabalhando para atender a todos os bageenses na pandemia.”

Já em Pelotas, uma das referências hospitalares no Sul do Estado, registra alta ocupação de leitos para casos de coronavírus. O índice chega a 91.4%, com 53 leitos ocupados, sendo 38 de enfermaria (90,5%) e 15 de UTI Covid (93,8%). Do total, são 44 pacientes da cidade e nove de outros municípios. Somente nesta terça-feira, foram registrados 669 novos casos em Pelotas, segundo maior número de contaminados em um mesmo dia, e um óbito. São 7.542 pessoas em isolamento. A cidade tem ao todo 42 leitos de enfermaria e 16 de UTI para pacientes com o vírus.

A secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini, diz que a equipe da pasta mantém conversas com os hospitais do município para que, caso seja necessário, possa reativar leitos clínicos e de UTI, mas destaca que a reabertura não é tão rápida, pois envolve fatores como a disposição de espaço e de equipes médicas de retaguarda e o financiamento federal, que é garantido até março. O Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde disse que deverá retomar as tratativas com o governo federal se em fevereiro os leitos continuarem lotados.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895