Cidades

Bagé instala estação de monitoramento hidrometeorológico

Equipamento está em funcionamento, mas os dados ainda não estão disponíveis para a população

A estação está  instalada na ponte sobre o Arroio Bagé,  na Rua Sílvio da Silva Tavares
A estação está instalada na ponte sobre o Arroio Bagé, na Rua Sílvio da Silva Tavares Foto : Gabriel Marques / Prefeitura de Bagé / CP

Bagé é uma das 130 cidades escolhidas pelo governo do Estado para receber uma estação de monitoramento hidrometeorológica. O equipamento começou a ser instalado na ponte sobre o Arroio Bagé, na rua Sílvio da Silva Tavares, no bairro Getúlio Vargas. Conforme o coordenador municipal de Defesa Civil, Héctor Bastidi, os equipamentos estão em fase de instalação e são de alta performance, tendo capacidade de monitorar eventos extremos com uma taxa de atualização de 15 segundos.

"Os dados coletados serão disponibilizados ao público por meio de um site que ainda está em construção, não está em operação", observa. Ele enfatiza que o foco da iniciativa é a qualificação do monitoramento hidrológico e o subsídio das atividades de previsão. "Isto permitirá que a Defesa Civil do Estado e, principalmente, a municipal acompanhem em tempo real as condições hidrometeorológicas e emitam alertas com base nas informações detalhadas e fornecidas por essa estação meteorológica", explica.

O equipamento foi posicionado estrategicamente para o monitoramento hidrológico do arroio. Conforme Bastidi, a escolha do local foi técnica e tem o objetivo de garantir medições exatas e seguras. "O principal motivo para instalar a estação na ponte é obter dados hidrológicos precisos, que são fundamentais para o trabalho da Defesa Civil", confirma.

A ponte, por cruzar o curso d'água, permite que sensores sejam instalados diretamente para medir o nível do rio com alta precisão e em tempo real. Além disso, a estrutura da ponte serve como um ponto de referência fixo e conhecido para a instalação das réguas de medição. "Ao atingir um determinado ponto da ponte, os operadores têm uma referência visual clara e imediata do nível de alerta, como, por exemplo, quando a água atinge a base da ponte", garantiu.

Veja Também