Bairro São José, em Esteio, fica embaixo d´água pela quarta vez no ano

Bairro São José, em Esteio, fica embaixo d´água pela quarta vez no ano

Com mais de 84 milímetros de chuva em 24 horas, arroios Esteio e Sapucaia transbordaram

Fernanda Bassôa

publicidade

Pela quarta vez neste ano, centenas de famílias residentes do bairro São José, em Esteio, ficam embaixo d´água em virtude do extravasamento dos arroios Esteio e Sapucaia. A circulação a pé ou de carro pelo bairro ficou impossível nesta terça-feira diante do acumulado de água no local. De acordo com dados de Prefeitura de Esteio, nas últimas 24 horas o acumulado de chuva foi de 84,2mm.

Moradora do bairro, Marilene da Silva Santos, 43 anos, só chorava somando as perdas de móveis, roupas e lembranças. “A cada chuva é um transtorno, seguido de pesadelo. Não conseguimos mais dormir tranquilos. O pior é que não temos para onde ir. Muitos vizinhos estão mudando daqui, nós não sabemos o que fazer. Tenho filhos pequenos. As crianças ficam doentes.” 

Rejane Albuquerque Xavier, 30 anos, acordou assustada com água dentro de casa, como no último ciclone. “Não temos mais paz e nem mesmo roupas secas. Passamos a noite toda levantando os móveis, mas sempre fica algo para trás. Assim não dá mais para viver, nesta apreensão. A água é suja, o cheiro é forte. Quando baixa, fica o lixo. Não há mais condições de viver nesta situação”, disse com lágrimas nos olhos.  

Na Rua Rio Grande, no bairro São Sebastião, a situação é bem semelhante. Pessoas se arriscam na água e passam de um lado para o outro afim de deslocar para o trabalho. Paulo Roberto Mathias, 42 anos, trocava os sapatos molhados. “Eu preciso ganhar o meu pão e alimentar minha família. Não posso ficar ilhado. Assim é nossa vida. Minha esperança é que a água baixe quando eu voltar para casa.” 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895