Baixo volume de chuva no RS não deve impactar nos níveis dos rios

Baixo volume de chuva no RS não deve impactar nos níveis dos rios

Não há previsão de volumes muito altos de chuva que possam trazer grandes impactos para os rios nos próximos 5 a 10 dias, no RS

Correio do Povo

O rio Gravataí, em Passo das Canoas, está em declínio com 1,88m

publicidade

Nas últimas 24 horas foram registrados baixos volumes de chuvas, pontualmente na região do centro, noroeste e nordeste do estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o monitoramento hidrológico, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), quase todos os rios analisados apresentam condição de normalidade, com níveis em elevação nas bacias dos vales e em declínio na fronteira oeste. A tendência é de que as estações continuem registrando variações dos níveis ao longo desta quinta-feira, devido à instabilidade.

Conforme o relatório da Sema, o Guaíba marcava nível estável na estação do Cais Mauá, com 0,66 metros. Já o nível do Jácuí, em Rio Pardo, apresentava elevação com 2,92 metros. O rio dos Sinos, em São Leopoldo, marcava nível estável, com 0,96m, e em elevação com 1,80m , em Campo Bom.

Os rios que estão em declínio são o Gravataí, que apresenta 1,88m; Taquari, com 2,37m; Uruguai, com 3,37m, em Uruguaiana; 2,45m em Passo de São Borja, e 3,22m em Iraí. O Quaraí também apresenta declínio, com 0,65m.

De acordo com a Metsul, a chuva no território gaúcho segue irregular e mal distribuída especialmente nas metades Oeste, Norte e no Centro do estado. Os episódios podem ser fortes em pontos isolados e há chance de chuva isolada na grande Porto Alegre, nesta quinta-feira.

A meteorologista Estael Sias destaca que não há previsão de volumes muito altos de chuva que possam trazer grandes impactos para os rios nos próximos 5 a 10 dias. “Os níveis dos rios não devem alterar muito. Tem um refresco na temperatura na semana que vem e terá chuva nas principais bacias hidrográficas da Metade Norte”, explica.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895