Balneário de Guaíba segue tomado pelo lixo duas semanas após enchentes

Balneário de Guaíba segue tomado pelo lixo duas semanas após enchentes

No município de Eldorado do Sul, situação se repete no bairro Vila da Paz

Felipe Faleiro

Praia da Florida, em Guaíba, lembra um cenário de guerra nesta quinta

publicidade

A Getúlio Vargas, uma das principais avenidas do município de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, está inacessível no final dela, no bairro Vila da Paz, onde, na manhã desta quinta-feira, o pedreiro Edson Luiz Iegle retirava lixo e entulhos boiando em frente à sua casa, sem nenhuma proteção. O térreo da residência, onde vivem duas famílias, somando oito pessoas, estava alagado. “Essa água que vem para cá é de Alvorada, Cachoeirinha, e acaba parando aqui. Estamos acostumados com essa situação, mas é o que podemos fazer”, disse ele, ao lado de um barco próximo que pertence a um familiar. 

Chama a atenção nesta região a presença de muitas algas como pequenos pontos verdes sobre a água, e ainda o lixo parcialmente submerso. A avenida que agora sofre com os alagamentos continuamente há duas semanas começa larga, em uma rótula junto à lateral da BR 290, numa região repleta de comércios, e vai afunilando ao longo dos quilômetros, quando ladeia as residências mais simples.

Os moradores dizem que a Defesa Civil está indo com certa frequência no local, distribuindo itens a exemplo de mantimentos, e parte das casas, especialmente em áreas ainda mais inundadas, está atualmente vazia, pois alguns dos habitantes foram para o Ginásio Municipal, onde funciona o abrigo montado pela Prefeitura desde o início das inundações. Em Guaíba, por sua vez, a água também toma conta de diversos locais públicos, ainda que o nível do Guaíba tenha baixado em torno de seis centímetros entre a noite de quarta-feira e a manhã de hoje.

Edson Luiz Iegle retira lixo boiando na avenida Getúlio Vargas, em Eldorado do Sul | Foto: Guilherme Almeida

Na praia do bairro Florida, em um local geralmente frequentado por moradores locais, muito lixo e entulhos estavam acumulados na orla próximo aos brinquedos. Enquanto fazia a caminhada matinal hoje, o casal Sandro Costa e Marilce Cunha, ele aposentado e ela dona de casa, parava eventualmente a atividade, impressionados com a quantidade do material. “Isto aqui lota nos finais de semana, mas agora a única movimentação que existe é de pessoas limpando. É triste ver isto aqui, é um local tão bonito”, lamentou ela, que mora com o marido em outra praia próxima, no Balneário Alegria, há 33 anos. 

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Guaíba, Ivan Barcellos, observou que as equipes estão limpando o município gradativamente, porém, como a praia da Florida ainda está muito alagada, há risco de máquinas afundarem. “Todas as equipes estão nas ruas. Estamos esperando o tempo ficar firme”, afirmou ele. A Prefeitura revelou ainda já ter retirado 150 caçambas de entulhos relacionados à chuva, inclusive nove vacas mortas, mais porcos, embalagens diversas, entre outros.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895