Banco de Sangue de Uruguaiana está com estoque crítico

Banco de Sangue de Uruguaiana está com estoque crítico

Local necessita de doações de todos os tipos de sangue, principalmente O positivo e O negativo

Fred Marcovici

Na última quinzena, o número de doações ficou aquém do número de transfusões realizadas

publicidade

O Banco de Sangue da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCCU) está com o nível de estoque crítico e necessita de doações de todos os tipos de sangue, principalmente O positivo e O negativo. Houve aumento da demanda nos últimos dias, enquanto o Banco de Sangue anota uma queda no número de doadores desde o início da pandemia.

Na última quinzena, o número de doações ficou aquém do número de transfusões realizadas. Foram 91 transfusões e 63 doações entre os dias 15 e 30 de setembro. "Há muitos pacientes oncológicos transfundindo e ainda um grande número de transfusões de urgência", destaca a enfermeira Marilaine Naziazeno, coordenadora do Banco de Sangue. Não há falta de sangue para nenhum paciente, mas a situação é preocupante. O Banco de Sangue precisa urgentemente de doações, ou corre o risco de precisar solicitar bolsas de sangue de outras instituições, acrescenta Marilaine.

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue, localizado junto à Santa Casa, de segunda à sexta-feira das 8h às 13h. É necessário apresentar o documento de identificação, com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista. Se o doador já estiver imunizado contra a Covid-19, deve apresentar o cartão de vacina. Não podem doar sangue pessoas que tenham tomado a vacina nos dois dias no caso da CoronaVac, e sete dias no caso dos demais imunizantes.

Os requisitos básicos incluem: pesar mais de 50kg, não estar em jejum (somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores), estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior), não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou fumado nas últimas três horas, ser e estar saudável e ser sincero quanto ao histórico de saúde durante a triagem. Além disso, é necessário ter entre 18 e 69 anos caso seja doador recorrente. Para a primeira doação a idade limite é de 60 anos. Menores de idade a partir dos 16 anos podem doar com permissão e acompanhamento de um responsável. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, e mulheres até três vezes. Ambos obrigatórios o intervalo de 60 dias e 90 dias entre doações respectivamente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895