Banco de Sangue de Uruguaiana intensifica trabalho de captação de doações

Banco de Sangue de Uruguaiana intensifica trabalho de captação de doações

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, e mulheres até três vezes

Fred Marcovici

Banco de Sangue Municipal de Uruguaiana (BS) precisa de doares de sangue

publicidade

O Banco de Sangue Municipal de Uruguaiana (BS) está apelando por doações de sangue de todos os tipos, principalmente O- e O+, visando manter estável o estoque da unidade. Conforme relatório, no mês de abril, foram realizadas 211 doações de sangue e efetivadas 207 transfusões em pacientes internados na Santa Casa de Caridade e serviços que necessitaram de hemoterapia.

De acordo com a enfermeira Marilaine Naziazeno, coordenadora do BS, embora ainda não tenha havido uma queda substancial no número de doadores em razão do frio, historicamente no outono/inverno tende a diminuir o número de doações. “Vamos iniciar um período do ano em que há uma redução no número de doadores, a tendência é sim diminuir nos dias mais frios”, salienta. Como a demanda não sangue não acompanha esta referência, a importância da doação neste momento é ainda maior.

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue, localizado junto à Santa Casa de Caridade, de segunda a sexta-feira das 8h às 13h, munido de documento de identidade com foto. Os requisitos básicos para ser um doador são: pesar mais de 50kg, não estar em jejum, somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores ao procedimento, estar descansado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou fumado nas últimas três horas, ser e estar saudável e ser sincero quanto ao histórico de saúde durante a triagem. Além disso, é necessário ter entre 18 e 69 anos caso seja doador recorrente, no entanto, a primeira doação só poderá ser realizada até os 60 anos. Menores de idade a partir dos 16 anos podem doar com autorização e acompanhamento de um responsável. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, e mulheres até três vezes. Ambos precisam respeitar o intervalo de 60 dias e 90 dias entre doações, respectivamente.

São impeditivos para realizar a doação pessoas que tiveram ou têm doenças como – Chagas, Malária, Sífilis e hepatite viral após os dez anos de idade. Quem recebeu transfusão ou fez tatuagens ou piercings nos últimos 12 meses também não pode contribuir. Pessoas que se vacinaram recentemente precisam esperar o período delimitado que varia de acordo com cada imunizante para efetuar a coleta, assim como pessoas com quadro gripal que devem aguardar estarem curadas. No caso das vacinas contra a covid-19, o período de espera é de dois dias para a CoronaVac e sete dias para os demais imunizantes.

Alguns cuidados precisam ser tomados para que a doação não provoque efeitos colaterais: é necessário manter o curativo no local da punção e não fumar por pelo menos quatro horas; durante o período das 12 horas seguintes é preciso evitar esforços físicos exagerados e bebidas alcoólicas. Esse tempo também é válido para não trabalhar em andaimes e pilotar ou dirigir veículos de grande porte.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895