Banco de Sangue faz campanhas para novas doações em Uruguaiana

Banco de Sangue faz campanhas para novas doações em Uruguaiana

Em tempos de pandemia, o volume de coletas acabou reduzido

Fred Marcovici

Os tipos sanguíneos O negativo, AB positivo e AB negativo são os mais buscados pelo Banco de Sangue

publicidade

Em Uruguaiana, na Fronteira-Oeste do RS, o Banco de Sangue da Santa Casa de Caridade conta com cerca de 12,7 mil doadores cadastrados, o que representa 10% da população do município. Porém, nem todos são os chamados doadores de repetição, ou seja, pessoas que doam sangue com frequência, em períodos não muito espaçados de tempo. Inclusive, existem casos de doadores que realizaram o cadastro, mas doaram sangue apenas uma vez.

Desde março, início da pandemia, o serviço tem recebido uma média de 250 doações por mês, volume reduzido em relação ao período normal. Com isso, são realizadas campanhas para garantir o estoque que atenda a demanda.

Em média, são 240 transfusões a cada mês, a maioria para pacientes oncológicos.

No próximo domingo, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data estabelecida desde 2014 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Banco de Sangue tem buscado parcerias para captações externas e doações coletivas. Foram firmadas parcerias com a Unipampa, o aplicativo de transporte Garupa e o Exército Brasileiro. Além de trabalhar com o agendamento prévio de doações, para impedir que haja aglomeração no local.

A instituição conta com uma logística de entrada independente, sendo um setor isolado do restante do hospital. Portanto, não tem contato com o ambiente hospitalar. O horário para a coleta de sangue é das 8h às 13h. Os tipos sanguineos O negativo, AB positivo e AB negativo são os mais buscados pelo Banco de Sangue, por serem encontrados com maior dificuldade entre os doadores.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895