Batalhão Ambiental da Brigada Militar tenta resgatar bugio em Santa Maria

Batalhão Ambiental da Brigada Militar tenta resgatar bugio em Santa Maria

O animal, que está vivendo no bairro Caturrita, será levado ao Mantenedouro São Braz

Renato Oliveira

publicidade

Integrantes do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar em Santa Maria tentam novamente, nesta segunda-feira, resgatar um bugio que está vivendo no bairro Caturrita. O trabalho deverá ter o apoio do administrador do Mantenedouro São Braz, Santo de Jesus Braz da Silva. Na semana passada, possivelmente assustado, o macaco acabou ferindo duas crianças.

"Provavelmente, o animal se afastou do bando, começou a ser alimentado por moradores e foi ficando na região", disse o subcomandante do 2º Batalhão, capitão Antonio Moreira. O analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na região de Santa Maria, Heitor Peretti, pede que os moradores da rua Percival do Amaral não alimentem o bugio, que, segundo ele, precisa ficar tranquilo para retornar ao seu hábitat, na mata.

Na última sexta-feira, integrantes da BM e da Vigilância em Saúde do município tentaram resgatar o animal, mas não foi possível. O veterinário Carlos Flávio Barbosa, da Vigilância, informa que o objetivo é resgatar o bugio e levá-lo ao Mantenedouro São Braz para, depois, soltá-lo na mata. O capitão Moreira alerta às pessoas para que não tentem agredir o animal e, se possível, afastem os cães das proximidades das árvores. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895