Bento Gonçalves incentiva produção de uvas em espaldeiras

Bento Gonçalves incentiva produção de uvas em espaldeiras

Projeto é desenvolvido em parceria com a Emater, Embrapa e IRFS-RS

Celso Sgorla

Ao todo, são aproximadamente 30 propriedades cadastradas para o plantio da variedade espaldeiras

publicidade

Bento Gonçalves dá andamento a mais uma etapa de um dos projetos mais aguardados por produtores do setor vitivinícola. Relacionado ao incentivo ao agricultor para a produção de uvas de qualidade superior em espaldeiras, o projeto conta com subsídio de 50% do valor de aquisição das mudas viníferas para o plantio de um hectare por ano em sua propriedade com até 30 horas/máquinas. O projeto é desenvolvido em parceria com a Emater, Embrapa e IRFS-RS.

Nesta semana, iniciaram os trabalhos de terraplanagem nos vinhedos da Casa Zottis, uma das 12 primeiras propriedades rurais contempladas para o plantio de espaldeiras, que irá iniciar em 0,6 hectares da vinícola. Ao total, são aproximadamente 30 propriedades cadastradas para o plantio da variedade espaldeiras.

A sócia-proprietária da agroindústria, Daniela Zottis, comentou sobre a importância do cultivo de espaldeiras destacando que a intenção é fazer a revitalização de um vinhedo antigo por meio do cultivo de espaldeiras. “Para nós é fantástico esse incentivo, porque a prefeitura está auxiliando com horas máquinas e com o plantio das mudas. Hoje, implantar um vinhedo tem um custo elevado, e essa ajuda vem em ótima hora.”

O chefe da Emater/Ascar de Bento Gonçalves, Thompson Didoné, destacou que a iniciativa vem a qualificar a produção de uvas, principalmente de vinícolas familiares. “A maioria dos produtores que optaram pelo sistema de cultivo são produtores que têm vinícola familiar e que tem valor agregado na produção da uva. É bom para o município e para os agricultores.”

O prefeito Diogo Siqueira disse que esse é um projeto pioneiro de incentivo a produção no sistema de espaldeiras que objetiva produzir uvas de mais qualidade e consequentemente produzir melhores vinhos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895