Bento Gonçalves poderá ter uma nova UPA

Bento Gonçalves poderá ter uma nova UPA

Possibilidade surgiu após a inauguração do novo espaço da UBS do bairro São Roque

Celso Sgorla

Com a transformação do espaço, município passará a receber incentivo do Ministério da Saúde

publicidade

O município de Bento Gonçalves está analisando a transformação do Pronto Atendimento Zona Norte em Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A possibilidade surgiu após a inauguração do novo espaço da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro São Roque, nesta semana, que fez com que o fluxo de atendimentos no Pronto Atendimento Zona Norte passasse a ser realizado num ambiente próprio para as funções que oferece, facilitando a acomodação da população e dando agilidade nos atendimentos. Outro ponto positivo é que, com a ampliação do espaço, os serviços passam a ser descentralizados.

A coordenadora do Pronto Atendimento, Taciane Duarte de Oliveira, disse que para os usuários é mais fácil identificar e saber o que cada serviço faz. “Uma vez que a UBS realiza atendimentos em atenção básica com foco na prevenção de doenças, investigação de casos clínicos e procedimentos e consultas de enfermagem, entre outros. Já o Pronto Atendimento realiza consultas de urgência e emergência, com porta aberta para qualquer cidadão com livre demanda e 24 horas.”

Com a disponibilidade de espaços antes não ocupados pelo PA, a secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, informou que está sendo analisada a possibilidade de transformar o espaço de saúde numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Com essa separação dos espaços, conseguimos ter uma estrutura exclusiva, e, inclusive, já temos a aprovação do pedido de Unidade de Pronto Atendimento junto ao ministério, mas não tínhamos dado seguimento ainda. Agora, com a separação da unidade, vamos fazer uma reestruturação do pronto atendimento e dar andamento na habilitação junto ao Ministério da Saúde, transformando em uma UPA.”

Ainda segundo a secretária, a expectativa é que o espaço seja, de fato, transformado em UPA nos próximos meses. Com isso, o município passa a receber incentivo do Ministério da Saúde para a manutenção e custeio do serviço da unidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895