Bento Gonçalves reduz fila de espera por cirurgias eletivas de média complexidade

Bento Gonçalves reduz fila de espera por cirurgias eletivas de média complexidade

365 procedimentos cirúrgicos de média complexidade já foram realizados pelo SUS

Celso Sgorla

O setor de Cirurgias Eletivas segue entrando em contato com os pacientes para informar sobre a liberação de suas cirurgias

publicidade

A Prefeitura de Bento Gonçalves avança na força-tarefa para ampliação de cirurgias de média complexidade e, consequentemente, na redução da fila de espera que datava de 2016 e segue avançando, já estão sendo chamados os pacientes de 2018, a depender da especialidade.

Já foram realizados 365 procedimentos cirúrgicos de média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os números são relacionados aos meses de janeiro a junho, sendo que, dos pacientes operados, 259 realizaram a cirurgia no Hospital Tacchini, e 106 foram feitos no Hospital São Pedro, de Garibaldi. Atualmente há aproximadamente 100 pacientes que já estão aptos, com exames pré-cirúrgicos prontos, para a realização dos procedimentos no Hospital São Pedro e no Hospital São Carlos, de Farroupilha.

O setor de Cirurgias Eletivas segue entrando em contato com os pacientes para informar sobre a liberação de suas cirurgias. Estão contempladas as especialidades: cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, proctologia, otorrinolaringologia, cirurgia torácica, urologia, vascular. A meta é alcançar os pacientes que aguardam há mais tempo por uma cirurgia eletiva e reduzir a atual demanda reprimida, estimada em cerca de 5 mil pessoas.

A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, considera muito positiva a ação que a prefeitura fez da compra de procedimentos de chamamento público, porque conseguiu reduzir em dois anos a fila de espera que estava represada. “Nós continuamos em contato com hospitais e outras instituições para ampliar ainda mais o quantitativo, para que a fila siga andando rapidamente e atendendo os pacientes que estão aguardando a mais tempo”. O chamamento público para instituições segue aberto e pode ser acessado no site da prefeitura.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895