Bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e EUA será comemorado

Bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e EUA será comemorado

As comemorações destacarão os fortes laços políticos, econômicos e culturais entre o Brasil e os Estados Unidos

Correio do Povo

publicidade

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o Departamento de Estado dos Estados Unidos preveem um ano repleto de celebrações em honra ao bicentenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre ambos os países.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil as comemorações destacarão os fortes laços políticos, econômicos e culturais entre o Brasil e os Estados Unidos, duas das democracias mais diversas e prósperas do mundo, conforme enfatizado durante as reuniões dos presidentes Lula e Biden em Washington, em 10 de fevereiro de 2023, e em Nova York, em 20 de setembro de 2023.

Durante o ano de 2024, uma série de iniciativas conjuntas, seminários, programas de intercâmbio e eventos culturais serão realizados para evidenciar o compromisso compartilhado com a rica diversidade dos povos, a solidez das democracias, a defesa dos direitos humanos e a preservação ambiental.

Em 26 de maio de 1824, os dois países estabeleceram relações diplomáticas com o reconhecimento da independência do Brasil pelos Estados Unidos. No século XXI, a parceria bilateral continua a produzir resultados para ambos os povos, como evidenciam o dinamismo das relações econômicas e comerciais, o intercâmbio tecnológico, a importante cooperação em matéria ambiental e de energia, a priorização das questões sociais e a renovação de importantes mecanismos de diálogo bilateral ao longo de 2023.

O anúncio da Parceria Brasil-EUA pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras pelos presidentes Lula e Biden também destaca a robustez da relação bilateral. No plano global, o Brasil e os EUA reafirmam seu compromisso de trabalhar juntos para construir uma ordem internacional mais próspera e democrática, na qual prevaleçam a paz e o desenvolvimento inclusivo e sustentável.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895