Bloqueios em ruas ainda causam transtornos nove dias após temporal em Porto Alegre

Bloqueios em ruas ainda causam transtornos nove dias após temporal em Porto Alegre

Queda de árvore ainda causava interdição total de rua nesta quinta no bairro Jardim Itu, na zona Norte

Felipe Faleiro

Segundo EPTC, cinamomo na rua Conselheiro Brusque, bairro Jardim Itu, era a única árvore ainda bloqueando via em Porto Alegre

publicidade

Dez dias depois do temporal que causou destruição e inúmeros transtornos em Porto Alegre, ainda havia na manhã desta quinta-feira ao menos cinco pontos de bloqueio total após queda de postes e fios, além de um total por queda de árvore em Porto Alegre, na rua Conselheiro Brusque, bairro Jardim Itu, na zona Norte, de acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Outros galhos diversos seguiam tombados em calçadas e parques da Capital.

O técnico em Enfermagem Nelson Weber mora com o pai, o aposentado Carlos Weber, 87 anos, em uma residência em frente a este único cinamomo ainda bloqueando uma via de Porto Alegre, queda esta que seguia causando transtornos para ambos. Junto à reportagem, uma equipe da CEEE Grupo Equatorial finalmente havia ido ao local com materiais para a poda, depois de diversos pedidos dele e vizinhos.

Conforme eles, era o segundo a estar presente no local, sendo que o primeiro e demais veículos haviam estado no local, feito fotografias e ido embora. “É complicado para nós, porque dependemos do carro e não conseguimos sair. Imagina se acontece algo com meu pai e necessito uma ambulância, por exemplo? Não tem como”, afirmou Nelson. Ele contou ainda que fez apelos inclusive a “vereadores e deputados” para a resolução do problema. “Abrimos protocolos e recorremos a tudo o que fosse possível”.

Apesar do transtorno, a casa não estava sem energia elétrica, restabelecida na região depois de uma semana. Como a árvore jazia sobre os fios, o temor era de que os mesmos estivessem energizados, redobrando o risco. A EPTC reforçou ainda hoje que o número de bloqueios havia reduzido “bastante” nas horas anteriores, porém continuavam nestes pontos específicos. A Internet na mesma região também era precária, fato atestado pela manicure Carla Labres, que vive na mesma rua.

Ela e o marido mantêm uma barbearia, e ainda disseram depender dos dados móveis do telefone para seguir atendendo. “Temos que nos virar desta forma. Atrapalha um pouco esta situação em razão de não conseguirmos um contato mais próximo com os clientes”, disse ela. Os locais de Porto Alegre com postes ou cabeamentos na via eram as ruas Bernardino Caetano Fraga, Julio Lopes dos Santos Sobrinho, ambos no bairro Santa Tereza, Vicente Celestino, no Rubem Berta, e a esquina da General Paranhos com São Vicente, no Santa Cecília, além da avenida Valado, na Vila João Pessoa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895