Bosque Farroupilha será implantado a partir da próxima quarta no Parque Harmonia

Bosque Farroupilha será implantado a partir da próxima quarta no Parque Harmonia

Espaço de homenagem aos piqueteiros e de compensação dos vegetais retirados ficará junto às churrasqueiras

Felipe Faleiro

Parque Harmonia antes da montagem do Acampamento Farroupilha deste ano

publicidade

Será na próxima quarta-feira, dia 6, a cerimônia de implantação do Bosque Farroupilha, iniciativa liderada pela GAM3 Parks, concessionária administradora do Parque Harmonia, em Porto Alegre, em parceria com a Comissão dos Festejos Farroupilhas da Capital e a empresa Ecoreal. O projeto deverá plantar 41 mudas de vegetais nativos gaúchas no parque, que recebe a partir desta sexta-feira o Acampamento Farroupilha 2023.

Algumas das espécies a serem plantadas incluem o ipê-rosa e o salso crioulo. Conforme a empresa, o plantio, que será feito próximo às churrasqueiras, marca o início da compensação de vegetais no espaço natural, como forma de mitigar o processo de intervenções e revitalização do parque. Ao todo, até o final do ano, serão plantadas um total de 250 árvores. Além das novas plantas em si, o bosque também terá uma placa com histórias e homenagens aos piqueteiros participantes.

As obras no Harmonia estiveram no centro de uma polêmica no início de agosto, a partir de uma liminar do movimento ambientalista Salve o Harmonia, que conseguiu barrar os trabalhos de instalação da infraestrutura do acampamento por uma semana na ocasião. A liminar foi então deferida na 10ª Vara da Fazenda Pública, a primeira instância judicial, mas a 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) aceitou pedido de reconsideração e liberou as obras. Entre as alegações, o movimento afirmava que haveria excesso de supressão de árvores, e que as posteriormente replantadas demorariam até 40 anos para crescer até a altura das demais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895