Câmara de Porto Alegre discute ações diante de eventos climáticos

Câmara de Porto Alegre discute ações diante de eventos climáticos

A reunião, presidida pelo vereador Giovani Culau, abordou a necessidade urgente de medidas eficazes para mitigar os impactos na vida dos cidadãos

Paula Maia

Dentre os encaminhamentos discutidos na reunião está o esforço para votação urgente para restituição de um fundo municipal que financia as ações da Defesa Civil

publicidade

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) realizou reunião para avaliar a preparação de Porto Alegre diante dos eventos climáticos. Sob a liderança do vereador Giovani Culau, a discussão abordou a necessidade urgente de medidas eficazes para mitigar os impactos desses eventos na vida dos cidadãos. O encontro desta terça-feira contou com a participação da comunidade, representantes de órgãos municipais e da CEEE Equatorial.

Culau enfatizou a gravidade da situação, mencionando os desafios recentes enfrentados pela cidade, como a prolongada falta de água e energia que afetou a população por uma semana em janeiro. Ele ressaltou a urgência de ações concretas para enfrentar esses eventos climáticos extremos que se tornaram cada vez mais frequentes.

“Nós vivemos uma nova realidade climática que faz com que as pessoas na nossa cidade, em janeiro, por exemplo, tenham ficado uma semana sem água e sem luz. Esses são os resultados dos eventos climáticos extremos que nós vivemos”, afirmou o vereador.

O diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues Júnior, ressaltou as mudanças significativas que têm ocorrido no órgão, visando melhorar sua estrutura e capacidade de resposta a eventos climáticos extremos.

Ele mencionou que recentemente a Defesa Civil foi realocada da estrutura da segurança para o gabinete do prefeito, com o intuito de integrar-se mais efetivamente com todas as secretarias e estruturas do município.

“Essa mudança faz parte de um processo mais amplo de transformação que visa elevar a Defesa Civil a um novo patamar, tornando-a uma referência nacional em termos de atendimento”, afirmou.

O superintendente técnico da CEEE Equatorial, Julio Hofer, compartilhou os esforços da companhia para qualificar sua equipe e sua preocupação com o meio ambiente. Ele destacou que a Companhia vem buscando atuar em conjunto com as iniciativas do município. E destacou a substituição da fiação convencional pelo cabo ecológico, projetado para resistir a eventos climáticos e proteger os vegetais. Desde junho de 2023, a companhia registrou 11 eventos climáticos em suas áreas de concessão.

Dentre os encaminhamentos discutidos na reunião está o esforço para votação urgente na Câmara Municipal para restituição de um fundo municipal que financia as ações da Defesa Civil. Além da convocação de uma audiência para atualização do plano de contingência de Porto Alegre para eventos climáticos, e a formação de um grupo de trabalho com a participação de vereadores e a comunidade para lidar com essas questões de forma mais eficaz.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895