Câmara de Santa Rosa conta com transmissão em Libras
capa

Câmara de Santa Rosa conta com transmissão em Libras

Participação de intérprete torna mais acessível o conteúdo das reuniões

Por
Felipe Dorneles

Sessão na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa com intérprete de Libras.

publicidade

As sessões da Câmara de Vereadores de Santa Rosa têm transmissão via rádio, YouTube, Facebook e site do Legislativo. E agora as transmissões audiovisuais têm legenda em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A ação de inclusão se estende ainda para propagandas em veículos de comunicação e eventos do município com transmissão audiovisual.

O projeto de Lei foi criado pelo vereador Aldair Melchior, e aprovado no final do ano passado. A assinatura ocorreu em solenidade na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada). O vereador lembra que esta é uma grande ação de inclusão. “Preenchemos uma lacuna que beneficia também a família dos surdos”, diz. Aldair foi padrinho de um aluno surdo no projeto Vereador por um Dia, que recebe estudantes de escolas públicas e privadas da cidade para a proposta de projetos de Lei. Nesta oportunidade visitou a Apada e abraçou a causa.

A diretora pedagógica da Apada, Fernanda Alves, entende que é uma conquista para a inclusão. “Conseguimos ver, na prática, uma ação de inclusão. Incentivamos nossos alunos em acompanhar o que é discutido no Executivo e Legislativo, e agora isso torna-se mais fácil”. A Apada atende 10 municípios da região, e possui 50 alunos. Além deste público, outras 30 pessoas frequentam a escola para atendimento social.

A Câmara de Vereadores de Santa Rosa realiza tradicionalmente as transmissões das sessões via rádio. Desde 2018, estendeu-se para as redes sociais Facebook e YouTube.